CIM Região de Aveiro
Área ReservadaFeed RSSLink FacebookLink TwitterAdicionar aos FavoritosEnviar página a um amigo
CIM Região de Aveiro
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui

Notícia

RAW 2017: regata de moliceiros cumpriu tradição

03 de Julho, 2017
RAW_2_SITE
Cumpriu-se mais uma vez a tradição da ‘Grande Regata dos Moliceiros’ da Ria de Aveiro, entre a Torreira e Aveiro, numa emocionante regata em que os moliceiros tradicionais e as suas imponentes velas são o principal atrativo. Largaram da Torreira, no sábado, dia 1, onze moliceiros (9 tradicionais e 2 réplicas) em dia de tempo limpo e com uma nortada moderada. Muitos foram os que acompanharam o espetáculo, com destaque para os amantes da fotografia. Durante a regata o vento refrescou e à chegada a Aveiro era já forte a muito forte.

Apesar das condições mais agrestes, não se verificaram incidentes com as embarcações, à exceção de uma vela rasgada. A pronta ajuda das embarcações de apoio permitiu o reboque deste moliceiro até Aveiro. O primeiro classificado fez o percurso em 1h07m, um tempo recorde nos últimos anos. A classificação completa da regata foi a seguinte:
1º A. Rendeiro
2º Marco Silva
3º Um Sonho
4º Bulhas
5º Zé Rito
6º O Amador
7º CM Murtosa
8º Dos Netos
9º Ecomoliceiro – Classe B (réplica)
10º Sermar – Classe B (réplica)
Desistência - São Salvador

No domingo de manhã, no Cais da Fonte Nova, com todos os moliceiros de vela desfraldada, decorreu o concurso de pinturas de painéis. Desfilaram perante o júri e despertando a atenção dos que dentro e fora de água se apercebiam da raridade do momento, com o acompanhamento musical do Grupo de Cantares d‘Os Camponeses da Beira-Ria’ que, trajado a rigor, muito animou o momento único na capital da região. Seguiu-se a entrega de prémios e um almoço de confraternização entre as tripulações participantes e a organização. A classificação do concurso de pinturas de painéis foi a seguinte:
1º A. Rendeiro
2º Marco Silva
3º Bulhas
4º Zé Rito
5º O Amador

À semelhança das últimas edições, a ‘Grande Regata dos Moliceiros’ da Ria de Aveiro, integrada no programa do ‘Ria de Aveiro Weekend 2017’, foi promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e organizada pelo Rancho Folclórico ‘Os Camponeses da Beira-Rio’, tendo contado com a colaboração do Sporting Clube de Aveiro e a parceria das Câmara Municipais da Murtosa e de Aveiro.
A dinâmica que se verifica em torno dos moliceiros tradicionais permite augurar que na próxima edição participem mais embarcações!



URLEDATA
Converter em PDF
Enviar Página a um Amigo
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro | Rua do Carmo - 20, 3800-127 Aveiro - Portugal
NIF 508 771 935 | NISS 20018144108 | tel +351 234 377 650 | tlm +351 937 084 680 | fax +351 234 377 659 | e-mail geral@regiaodeaveiro.pt