CIM Região de Aveiro
Área ReservadaFeed RSSLink FacebookLink TwitterAdicionar aos FavoritosEnviar página a um amigo
CIM Região de Aveiro
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui

Notícia

Aprovação das GOP e Orçamento 2019

06 de Dezembro, 2018
GOP_SITE
Por decisão do Conselho Intermunicipal realizada em Vagos a 19NOV18 e da Assembleia Intermunicipal realizada na Sede, em Aveiro, a 03DEZ18, foram aprovadas as Grandes Opções do Plano e o Orçamento da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro para o ano de 2019.

No ano em que o Associativismo Municipal na Região de Aveiro vai comemorar 30 anos de vida, sendo que a CI Região de Aveiro assume em pleno a sua condição de herdeira da Associação de Municípios da Ria e da Grande Área Metropolitana de Aveiro, decorreram várias iniciativas para corporizar esta data relevante.

São muitos e muito importantes os projetos a desenvolver em 2019 com o financiamento dos Fundos Comunitários do Portugal 2020, assim como o trabalho de gestão de sistemas e de investimentos chave para o desenvolvimento da Região de Aveiro, como são a gestão da Ria de Aveiro e do Baixo Vouga Lagunar, a gestão das empresas Águas da Região de Aveiro, Parque da Ciência e Inovação e Águas do Centro Litoral.           

Igualmente os programas integrados na “Região de Aveiro Empreendedora” nomeadamente as DLBC’s Costeira e Rurais, a Autoridade Regional de Transportes, a operacionalização do PIMTRA, os projetos nas áreas da Educação, Cultura e Turismo, e em infraestruturas especiais como o Parque da Ciência e Inovação e o Porto de Aveiro.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro vai cuidar de forma especialmente atenta das oportunidades surgidas pelo processo da Descentralização, assim como prosseguir a luta para que no Quadro de Fundos Comunitários do Pós-2020, assim como no PNI 2030, sejam integrados os projetos assumidos como prioritários, nomeadamente nas áreas da Educação e a Saúde, da qualificação e valorização da Ria de Aveiro, da elevação do nível de competitividade do território, nomeadamente nos objetivos definidos no programa Vias para a Competitividade. 

As Grandes Opções do Plano 2019 assumem um elevado nível de investimento, com um valor de 16.891.505 euros. O montante global do Orçamento da para 2019, assume o valor de 17.560.703 euros. Ao nível das políticas intermunicipais que vão continuar a crescer em importância e consistência, assumimos para 2019 como prioritárias, três delas:

-  Autoridade Regional de Transportes;

- a Proteção Civil e Gestão da Floresta;

- o “Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais”.     

As Parcerias Institucionais e a Equipa Técnica da nossa Comunidade Intermunicipal, são instrumentos capitais para a gestão de tudo o que conseguimos concretizar até agora e para o bom desempenho que seguramente vamos ter no futuro, desde logo no ano de 2019, pelo que são alvo de toda a nossa atenção e zeloso cuidado, numa gestão cada vez mais próxima dos Cidadãos, das Associações e das Empresas. 

Faremos todo o trabalho em equipa, com os Municípios associados e com as Entidades Parceiras relevantes para a concretização dos objetivos definidos, destacando-se de entre elas, as Gestoras de Fundos Comunitários e a Universidade de Aveiro.

Com os Cidadãos da Região de Aveiro concretizaremos este Plano de Ação em 2019, que queremos seja também um instrumento de crescimento e fortalecimento da Cidadania da Região de Aveiro. 

A Comunidade Intermunicipal (CI) da Região de Aveiro desenvolveu nos últimos dias um conjunto de atividades muito relevantes, que damos nota pública - Ver Nota de Imprensa de 6 de dezembro de 2018.



URLEDATA
Converter em PDF
Enviar Página a um Amigo
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro | Rua do Carmo - 20, 3800-127 Aveiro - Portugal
NIF 508 771 935 | NISS 20018144108 | tel +351 234 377 650 | tlm +351 937 084 680 | fax +351 234 377 659 | e-mail geral@regiaodeaveiro.pt