CIM Região de Aveiro
Área ReservadaFeed RSSLink FacebookLink TwitterAdicionar aos FavoritosEnviar página a um amigo
CIM Região de Aveiro
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui

Ílhavo

Património

ILH_pat
Com uma longa tradição em trabalhos em barro e cerâmica, o concelho acolhe, desde 1824, a Fábrica da Vista Alegre, mundialmente conhecida pelas suas magníficas porcelanas. As suas instalações incluem um museu com os melhores exemplares da marca e a capela de N.ª Sr.ª da Penha de França, monumento classificado como património nacional.
Separador

Natureza

ILH_nat
Ílhavo situa-se numa vasta planície de canais, imediatamente a Sul da barra, que liga a Ria ao Mar.
Este Concelho tem "O Mar por Tradição", em homenagem à principal forma de vida da sua população, muito partilhada entre a terra e o mar, onde o sal e a pesca assumiram desde cedo um papel preponderante.
As belíssimas praias da Barra, com o farol mais alto da Península Ibérica e da Costa Nova com os tradicionais palheiros coloridos, dão alma e vida a este Concelho, constituindo o seu produto turístico de maior expressão e atraindo anualmente, milhares de veraneantes.
Separador

Gastronomia

Ilhavo_Gastronomia
A gastronomia está, inevitavelmente, ligada ao mar. Há inúmeros pratos de bacalhau, que cultivam a tradição de pesca nos mares longínquos, tradições essas agora promovidas e preservadas pela Confraria Gastronómica do Bacalhau. Nas especialidades culinárias locais merecem ainda destaque a caldeirada de enguias, as padas e o folar do Vale de Ílhavo igualmente famosos e apreciados.
Separador

Artesanato

ILH_art
O artesanato do concelho assumiu as artes de navegar como matriz essencial das suas referências, hoje consagradas no Museu Marítimo de Ílhavo, uma obra arquitetónica reconhecida e largamente premiada que foi e é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao Mar e à Ria. A "faina maior" (a pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem) nos mares do Norte e as fainas agro-marítimas da Ria são as referências identitárias do Museu, onde destacam também a coleção de instrumentos náuticos e miniaturas de embarcações de outros tempos.
Separador

Dados Estatísticos

Área: 73.5 Km2
Freguesias: 4
Densidade populacional: 523,6 Hab/Km2
(Fontes: Carta Administrativa Oficial de Portugal 2013 e Censos 2011, Ano de refª 2012 - INE)

www.cm-ilhavo.pt

Contactos
Conteúdos Relacionados
Notícias
Eventos
Neste momento não existem Eventos para apresentar.



URLEDATA
Converter em PDF
Enviar Página a um Amigo
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro | Rua do Carmo - 20, 3800-127 Aveiro - Portugal
NIF 508 771 935 | NISS 20018144108 | tel +351 234 377 650 | tlm +351 937 084 680 | fax +351 234 377 659 | e-mail geral@regiaodeaveiro.pt