CIM Região de Aveiro
Área ReservadaFeed RSSLink FacebookLink TwitterAdicionar aos FavoritosEnviar página a um amigo
CIM Região de Aveiro
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui

Ovar

Património

OVR_pat
Para ficar a conhecer a cidade e a sua história não há nada melhor do que apreciar as fachadas de azulejos das casas que existem no centro da cidade de Ovar, conhecida como a cidade-museu do Azulejo. O bom gosto impera na maioria dos azulejos, numa explosão de cores alegres que vão desde o verde ao amarelo e ao azul, não só para captar e reflectir a luz do Sol, mas também para resguardar as habitações da inevitável humidade das zonas ribeirinhas.

O circuito urbanístico não fica completo sem antes visitar alguns dos monumentos que, também eles, contam a génese da cidade: a Igreja Matriz e as Capelas dos Passos de Ovar, um dos motivos artísticos mais representativos da cidade, o Palácio da Justiça com as cerâmicas de Jorge Barradas, o Chafariz de Neptuno ou o mítico Café Progresso, que guarda múltiplas memórias dos bailes de Carnaval.

A não perder, igualmente, a casa térrea onde se pensa que Júlio Dinis terá escrito os romances "As Pupilas do Senhor Reitor" e a "Morgadinha dos Canaviais", assim como o Museu de Arte Sacra da Ordem Franciscana Secular, que reúne um conjunto diversificado de peças de Arte Sacra datáveis entre os séculos XV e XX, e o Museu de Ovar, onde se podem apreciar alguns interiores de casas populares, centenas de bonecas ou ainda coleções de pintura e de cerâmica contemporâneas.
Separador

Natureza

OVR_nat
A paisagem natural do concelho de Ovar é marcada por uma fantástica combinação de ria, mar e floresta. Três fatores de atração turística, que brindam quem visita o concelho e fascinam pela beleza e qualidade ambiental das praias, pelas atividades que proporcionam ao ar livre e na floresta, pelos desportos náuticos na Ria e noutros espaços água.

Destaque ainda para o Parque do Buçaquinho (Cortegaça), que será alvo de uma qualificação ambiental e para a Barrinha de Esmoriz que será igualmente intervencionada no âmbito do Polis da Ria de Aveiro.
Separador

Gastronomia

OVR_gastro 48b
Na gastronomia o destaque é o famoso e tradicional pão-de-ló de Ovar. Nos pratos típicos os destaques são os variados pratos de peixe, como a caldeirada de enguias e nas carnes os rojões.
Separador

Artesanato

OVR_art
Quanto ao artesanato do concelho, o visitante apreciará certamente a tanoaria, olaria e a famosa azulejaria.
Separador

Dados Estatísticos

Área: 147.7 Km2
Freguesias: 5
Densidade populacional: 373 Hab/Km2
(Fontes: Carta Administrativa Oficial de Portugal 2013 e Censos 2011, Ano de refª 2012 - INE)

www.cm-ovar.pt

Contactos
Conteúdos Relacionados
Notícias
Neste momento não existem notícias para apresentar.
Eventos
Neste momento não existem Eventos para apresentar.



URLEDATA
Converter em PDF
Enviar Página a um Amigo
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro | Rua do Carmo - 20, 3800-127 Aveiro - Portugal
NIF 508 771 935 | NISS 20018144108 | tel +351 234 377 650 | tlm +351 937 084 680 | fax +351 234 377 659 | e-mail geral@regiaodeaveiro.pt