CIM Região de Aveiro
Área ReservadaFeed RSSLink FacebookLink TwitterAdicionar aos FavoritosEnviar página a um amigo
CIM Região de Aveiro
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui

Vagos

Património

VGS_pat
Para além das belas paisagens rurais e de alguns monumentos, como a Igreja Matriz ou a restaurada Igreja da Misericórdia, Vagos, proporciona uma variedade de opções sem igual. Ainda na vertente religiosa, encontramos, o santuário de Nossa Senhora de Vagos, uma das grandes imagens de marca deste concelho.
Por estarem praticamente em vias de extinção, as Azenhas do Rio Boco e os moinhos de vento merecem, igualmente, uma visita. Em Ouca, existe um conjunto de sete azenhas, espalhadas pelos campos de cultivo, estando ainda três em funcionamento. Há, no entanto, em todo o vale do Rio Boco, outros exemplares em bom estado de conservação, nomeadamente na localidade que dá o nome a este rio.
Quanto aos moinhos de vento de São Romão, estes, conservam ainda os vestígios de toda a engrenagem mecânica que produzia a farinha da qual o povo dependia para o fabrico do pão.
Separador

Natureza

VGS_nat
Outro motivo de grande interesse turístico é a rara arte de pescar, praticada na praia da Vagueira: a Arte Xávega. É, sem dúvida, um momento único assistir à faina dos barcos da Arte Xávega, forma de pesca costeira artesanal que reflete fielmente a vida de um povo e se mantém quase inalterável, há vários séculos.
As Praias da Vagueira e do Areão, os parques de merendas, o parque de campismo, o parque aquático e o canal da Ria são algumas das fortes opções para o Verão no concelho de Vagos.
Separador

Gastronomia

VGS_gastro
Na gastronomia, podemos considerar que Vagos é um concelho misto: se, por um lado, a Bairrada influencia na medida em que o leitão é um prato muito procurado, havendo vários postos de venda licenciados, também o peixe é um dos principais produtos de culinária, sendo a caldeirada de enguias o mais apreciado.
Separador

Artesanato

VGS_art_site
O artesanato da região inclui trabalhos de cestaria, cerâmica, esteiras e miniaturas de moinhos.
Separador

Dados Estatísticos

Área: 164.9 Km2
Freguesias: 8
Densidade populacional: 138,7 Hab/Km2
(Fontes: Carta Administrativa Oficial de Portugal 2013 e Censos 2011, Ano de refª 2012 - INE)


www.cm-vagos.pt

Contactos
Conteúdos Relacionados
Notícias
Eventos



URLEDATA
Converter em PDF
Enviar Página a um Amigo
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro | Rua do Carmo - 20, 3800-127 Aveiro - Portugal
NIF 508 771 935 | NISS 20018144108 | tel +351 234 377 650 | tlm +351 937 084 680 | fax +351 234 377 659 | e-mail geral@regiaodeaveiro.pt