Desenvolvimento e implementação de campanha promocional
Enquadramento
A campanha promocional para os produtos da pesca, aquicultura e salgado da Ria de Aveiro, bem como dos serviços turísticos, culturais e de lazer, incluindo atividades artesanais, a ela associados, será uma campanha coletiva que poderá ser utilizada por diversos atores, independentemente da sua dimensão, desde que cumpridos os requisitos para a sua atribuição.
O projeto
Desenvolvimento e implementação de campanha promocional é financiado no âmbito do Eixo 4 do PROMAR - Desenvolvimento sustentável das zonas de pesca (Programa Operacional das Pescas 2007-2013), o qual é gerido pelo
Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (GAC-RA), uma parceria local liderada pela CI Região de Aveiro. Trata-se de um dos projetos âncora da estratégia aprovado para o GAC-RA.
O desenvolvimento da estratégia de implementação e do seu modelo de gestão contará com a participação ativa dos parceiros do GAC-RA, bem como de outros agentes e entidades locais que sejam potenciais utilizadores, tendo em conta o papel fundamental da mobilização da comunidade local para o sucesso da iniciativa.
Objetivos
Esta ação tem por objetivo instituir e desenvolver uma campanha promocional que proporcionará um elemento identificador para o pescado local, permitindo a divulgação da sua qualidade e a sua valorização, aplicando-se tanto a produtos frescos como processados. De modo análogo, a campanha transmitirá uma mensagem e proporcionará um elemento identificador para os serviços que utilizam a Ria de Aveiro como recurso. A campanha deverá assim capitalizar a atratividade da região nas vertentes produto e serviço e os seus resultados integram-se nos objetivos mais alargados da CI Região de Aveiro de promover o desenvolvimento regional, responsável e economicamente sustentável do setor e da região em geral.
A campanha será associada a produtos “âncora” de reconhecida qualidade com origem local como sejam o berbigão, a amêijoa, a ostra, o mexilhão, a enguia, o linguado, o robalo, ou a dourada, quer sejam provenientes do meio natural ou de cultivos, e outros produtos locais como o sal, a flor de sal e a salicórnia. Ao nível dos serviços e atividades artesanais devem também ser selecionados produtos “âncora”, como por exemplo os passeios na Ria e restauração, ou o modelismo naval. O conjunto de produtos e serviços constituirão uma base passível de justificar e sustentar o lançamento da campanha, sendo um dos garantes da sua afirmação a prazo.