CIM Região de Aveiro
Área ReservadaFeed RSSLink FacebookLink TwitterAdicionar aos FavoritosEnviar página a um amigo
CIM Região de Aveiro
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
Início setaActividades setaAmbiente e Energia setaAvaliação dos Serviços de Ecossistemas em Áreas Marinhas Protegidas

Avaliação dos Serviços de Ecossistemas em Áreas Marinhas Protegidas

Enquadramento

Avaliação dos Serviços de Ecossistemas em Áreas Marinhas Protegidas (AMP) – dois casos de estudo na Costa Centro de Portugal Continental.

As Áreas Marinhas Protegidas são áreas dedicadas à proteção e manutenção da nossa biodiversidade, recursos naturais e culturais. Estas áreas apresentam benefícios para a economia local, como a pesca e o ambiente marinho, representam refúgios para que espécies ameaçadas possam recuperar e impedem o declínio global e local das populações de peixe.

Os serviços de ecossistemas representam todos os benefícios que o ser humano obtém da natureza. Podem ser divididos em serviços de provisão de alimento (ex. peixe, marisco), de materiais (ex. recursos hídricos para fins industriais, minérios, recursos ornamentais e medicinais) e de energia (ex. energia das ondas, energia eólica), serviços de regulação como a proteção contra riscos naturais (ex. erosão, inundações pelo mar), a purificação do ar ou a depuração de resíduos, ou serviços culturais, que contribuem para gerar oportunidades para o turismo, recreio e lazer, actividades de educação e/ou investigação, manter a herança cultural e o sentimento de presença, inspirar elementos de cultura e arte e ainda para experiências religiosas.

Em Portugal, atualmente, apenas 0.01% da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal Continental está classificada como Área Marinha Protegida (AMP), um valor que está longe de cumprir as metas internacionais, as quais definem que, até 2020, 10% da área marinha sob tutela dos Estados-Membros deverá ser decretada como AMP, e a sua gestão devidamente regulamentada e aplicada.

É um projeto financiado pela Iniciativa Gulbenkian Oceanos. Enquadra-se nos objetivos da IGO no que diz respeito à contribuição para a integração do valor económico dos Serviços dos Ecossistemas Marinhos na designação e gestão de AMP.

Mapa - Ecossistemas em águas marinhas

Objetivos

Com base em dois casos de estudo – Zona de Proteção Especial (ZPE) das Berlengas e de uma área de estudo integrada na potencial (mas não classificada) ZPE Aveiro-Cabo Carvoeiro - tem como principal objetivo promover o valor dos serviços de ecossistemas em Áreas Marinhas Protegidas de modo a sustentar a importância da designação destas áreas e o alargamento da rede de AMP.

Com este projeto pretende-se avaliar os benefícios económicos da implementação destas áreas e das medidas de gestão associadas à conservação dos valores naturais, assim como os custos associados à perda de biodiversidade e degradação desses ecossistemas pela falta de designação e/ou implementação de medidas de gestão adequadas.

Como objetivos específicos, pretende:

1) Identificar e caracterizar os serviços de ecossistemas marinhos mais relevantes nas áreas de estudo;
2) Envolver os agentes locais na identificação e valoração dos serviços dos ecossistemas nas áreas de estudo através de um processo participativo;
3) Quantificar os benefícios socioeconómicos através da criação e gestão de AMPs, assim como os custos das medidas de gestão;
4) Definir uma metodologia de avaliação dos benefícios socioeconómicos de uma AMP em Portugal, que possa ser útil e replicável no futuro.

Entidades Participantes

GAC-RA – Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro
UA/DAO - Universidade de Aveiro - Departamento de Ambiente e Ordenamento
SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche

Orçamento

50.000€

 

Duração

Outubro de 2014 a Outubro de 2015

Ligações

Fundação Calouste Gulbenkian
Universidade de Aveiro 
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Associação para o Desenvolvimento de Peniche
New economics foundation 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

separador



URLEDATA
Converter em PDF
Enviar Página a um Amigo
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro | Rua do Carmo - 20, 3800-127 Aveiro - Portugal
NIF 508 771 935 | NISS 20018144108 | tel +351 234 377 650 | tlm +351 937 084 680 | fax +351 234 377 659 | e-mail geral@regiaodeaveiro.pt