CIM Região de Aveiro
Área ReservadaFeed RSSLink FacebookLink TwitterAdicionar aos FavoritosEnviar página a um amigo
CIM Região de Aveiro
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui

Grupo de Ação Costeira 2007/2013 - Blog

Assunção Cristas visitou exploração de Aquacultura. AlgaPlus 'é exemplo de inovação e empreendedorismo sustentável'

23-07-2014
Assunção Cristas visitou exploração de Aquacultura. AlgaPlus 'é exemplo de inovação e empreendedorismo sustentável'.A Ministra da Agricultura e do Mar visitou esta manhã a exploração da Algaplus no Concelho de Ílhavo.

Assunção Cristas esteve reunida com os responsáveis da empresa "inovadora" incubada na Gafanha de Aquém.

A unidade empresarial dedica-se à produção de algas destinadas às indústrias alimentar (humana e animal), cosmética e farmacêutica.

A visita de Assunção Cristas integra-se no processo de "visibilidade" que tem procurado para dinamizar "em permanência" a economia do mar e dos recursos marinhos que faz parte dos eixos principais no próximo Quadro de Fundos Comunitários.

Salientou a importância de juntar a produção de peixe e algas, em simultâneo. "A inovação é a palavra chave neste projecto", disse, adiantando que "estamos a assistir ao início da fileira das algas em Portugal". Será uma área da Económica do Mar que "pode ser articulada com a Aquacultura de peixe, sendo ambas sustentáveis", referiu. "São produções de grande qualidade e isso é importante para os consumidores. As áreas da cosmética, farmácia e bio-combustíveis são o destino desta produção. Portugal pode tornar-se um grande 'actor' nesta matéria, na Europa", vincou.

O mercado das algas é dominado pelo Oriente. Em Portugal "o Governo apoiará este tipo de produções", garantiu. "Há fundos europeus garantidos para ajudar estes projectos. Serão garantidos mais postos de trabalho qualificados. A nossa economia beneficiará com o desenvolvimento destas industrias".

Para Assunção Cristas é importante apostar no crescimento do sector da Aquacultura de peixe. Portugal ocupa o segundo lugar mundial no consumo de peixe per capita, atrás da Islândia e à frente do Japão. "É um grande desafio para nós produzir mais peixe de forma sustentável. Estão em concurso publico internacional novas áreas de Aquacultura para produção de bivalves", 30 no Algarve e 42 em Aveiro que poderão "ser conjugadas com este tipo de produções, o que lhes dará outra robustez financeira", salientou.

A Ministra garantiu que o apoio financeiro já decorreu no Quadro de Referência Estratégico Nacional e estará presente no ciclo 2014-2020.

A visita a Ílhavo foi um momento de contacto com aquicultores, poucos meses depois de ter sido anunciado o lançamento de “dezenas de projectos de Aquacultura na zona de Aveiro”. O licenciamento de novas explorações é agora "uma realidade".

Os investigadores Helena Abreu e Rui Pereira fundaram a Algaplus. Estão a produzir macro algas destinadas às indústrias alimentar (humana e animal), cosmética e farmacêutica. Dizem que Portugal é pioneiro neste trabalho. "Este projecto é o nosso sonho", disseram. "Diferenciamos Portugal a nível europeu nesta área. Regressámos a Portugal após experiências profissionais nos Estado Unidos, Irlanda e Chile. Estamos a criar aqui postos de trabalho e a contribuir para a evolução do país".

Fonte: Rádio Terranova



URLEDATA
Converter em PDF
Enviar Página a um Amigo
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro | Rua do Carmo - 20, 3800-127 Aveiro - Portugal
NIF 508 771 935 | NISS 20018144108 | tel +351 234 377 650 | tlm +351 937 084 680 | fax +351 234 377 659 | e-mail geral@regiaodeaveiro.pt