CIM Região de Aveiro
Área ReservadaFeed RSSLink FacebookLink TwitterAdicionar aos FavoritosEnviar página a um amigo
CIM Região de Aveiro
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui

Nota do Presidente

Presidente
Assinalamos com a disponibilização deste site da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, os seus dois primeiros anos de vida (criação formal a 16 de Outubro de 2008), dos quais fazemos um balanço muito positivo, numa fase de atividade muito intensa.

Em primeiro lugar porque tivemos uma boa herança com o trabalho da AMRia e da GAMA, e preparámos afincadamente a conquista de Fundos Comunitários do QREN 2007/2013 num trabalho de equipa dos onze Municípios que integram a Região de Aveiro e da Universidade de Aveiro.

De forma sumária, devo referenciar alguns dos principais projetos que temos em mãos com liderança ou com participação relevante (política, institucional e financeira) da CI Região de Aveiro.

O Contrato com o Programa Operacional da Região Centro para execução de um conjunto diversificado de projetos de natureza municipal e intermunicipal (com 60 milhões de euros de FEDER), o Polis da Ria de Aveiro (97 milhões de euros de investimento), a empresa Águas da Região de Aveiro (com um investimento de expansão de redes de cerca de 100 milhões de euros), o Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (com um investimento de 5 milhões de euros), o Parque da Ciência e Inovação (com um investimento de 35 milhões de euros), a Rede Urbana para a Competitividade e Inovação (com um investimento de 9 milhões de euros), o projeto da Eficiência Hídrica (com um investimento de 750.000 euros), o projeto da Modernização Administrativa “Mais Maria” (com um investimento de 2,5 milhões de euros), o projeto de Formação dos Funcionários Municipais (com um investimento de quase 500.000 euros). São projetos da maior importância para a Região de Aveiro e para cada um dos seus Municípios, com um investimento global de cerca de 360 milhões de euros para os quais conseguimos co-financiamento (a fundo perdido) dos Fundos Comunitários de cerca de 210 milhões de euros.

Embora sem valor ainda definido, considero muito importante o nosso envolvimento direto na gestão da nova Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, tendo boas expectativas para o seu trabalho e investimento. Considero que temos muito para fazer e para crescer no setor do turismo, na Região de Aveiro, na Região Centro e em Portugal.

Somos ambiciosos e sempre queremos mais projetos para o nosso Plano de Atividades, mas nesta fase da vida da CI Região de Aveiro a grande ambição é executar bem os muitos e importantes projetos que temos em mãos: se conseguirmos isso, teremos dado um relevante contributo de desenvolvimento à nossa Região e a Portugal.

Acompanhe a atividade da sua Região de Aveiro. Seja Cidadão ativo da sua Região de Aveiro.

Bem Haja.

José Ribau Esteves, eng.
Presidente do Conselho Intermunicipal da CI Região de Aveiro




URLEDATA
Converter em PDF
Enviar Página a um Amigo
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro | Rua do Carmo - 20, 3800-127 Aveiro - Portugal
NIF 508 771 935 | NISS 20018144108 | tel +351 234 377 650 | tlm +351 937 084 680 | fax +351 234 377 659 | e-mail geral@regiaodeaveiro.pt