“Open Call” para ilustração do livro “Pinheiro Que Queria Ser Bateira”
![]()
A Câmara Municipal de Águeda promove um conjunto de ações que visam o desenvolvimento sustentável do território, entre este património, destacam-se as embarcações tradicionais – as bateiras ou lanchas -, que fazem parte da história da região e das tradições ligadas à maior lagoa natural da Península Ibérica – a Lagoa da Pateira de Fermentelos.
Outrora usadas nas jornadas de trabalho (apanha do moliço, transporte agrícola, etc.), na pesca ou mesmo como meio de transporte e aproximação entre as comunidades das margens da lagoa, estas embarcações são hoje em dia maioritariamente usadas para atividades de lazer ou para a pesca.
Consciente deste património, cada vez mais raro, o Município de Águeda promoveu já o registo videográfico da construção de uma destas bateiras por dois artesãos locais. Adicionalmente, surgiu a iniciativa de criar uma publicação infantil sobre estas embarcações, promovendo ainda junto dos mais novos a descoberta e conhecimento de espécies da fauna e flora que ocorrem na lagoa.
Neste sentido surge a presente Open Call para a ilustração do livro “O Pinheiro Que Queria Ser Bateira”, a promover pelo Município de Águeda. A mesma será uma forma de, através da criatividade e arte no domínio da ilustração para livros infantis, aberta à participação de todos os interessados (conforme condições que se anexam), alcançar uma maior abrangência e divulgação da lagoa e dos seus valores, dando a conhecer e “explorar” este vasto património material e imaterial, estimulando a criatividade, o desenvolvimento participado e colaborativo, bem como a realização de parcerias que mobilizem outros públicos e setores para a preservação e valorização da maior lagoa natural da Península Ibérica – a Lagoa da Pateira de Fermentelos em termos culturais, naturais e paisagísticos.

