-
Início
-
Municípios
-
Albergaria-a-Velha
- Bootcamp ideação orienta alunos do Secundário no processo de design thinking
Bootcamp ideação orienta alunos do Secundário no processo de design thinking
área de conteúdos (não partilhada)O Bootcamp Ideação do Ensino Secundário, inserido na Academia Empreende+ do Município de Albergaria-a-Velha, decorre nos dias 10 e 11 de abril na Incubadora de Empresas. Com 30 alunos participantes da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, Jobra e Colégio de Albergaria, a iniciativa vai debruçar-se sobre o processo de design thinking, que convida à experimentação como forma de chegar a soluções criativas para problemas do dia-a-dia.
Na sessão de abertura, as vereadoras Catarina Mendes e Isabel Cruz puderam conhecer as 12 ideias que os estudantes vão trabalhar com vista à criação de um projeto sólido e exequível, a ser apresentado no Concurso de Ideias # Faz o Teu Futuro, a decorrer na tarde de 21 de maio, no Cineteatro Alba. Para o Executivo Municipal, o bootcamp é uma excelente oportunidade para os jovens aprenderem “a saber estar, a saber discutir e a defenderem as suas ideias”, expandindo os seus conhecimentos e aprendendo competências úteis para toda a vida.
Após abordarem o tema da empatia e da importância de compreender os problemas, o contexto e o público-alvo, a tarde foi dedicada à primeira etapa do design thinking – a identificação do problema certo para resolver. Através de jogos dinâmicos, os alunos foram orientados na descoberta de padrões, conexões, oportunidades, tensões, explorando o problema nas suas diferentes dimensões.
No segundo dia, é promovida a ideação e o protótipo, onde os participantes se concentram nas várias possibilidades, não deixando que o perfecionismo impeça a criatividade e a experimentação de muitos cenários. Afinal, a perfeição pode ser a inimiga na criação de um projeto.
Recorde-se que no ano letivo 2024/ 2025, perto de 700 estudantes dos vários ciclos do ensino estão a participar na 11.ª edição do programa de empreendedorismo escolar Academia Empreende +, distinguido pelo Programa Europeu URBACT como uma Boa Prática.