-
Início
-
Municípios
-
Albergaria-a-Velha
- Município dinamiza formação sobre grupos de partilha no luto
Município dinamiza formação sobre grupos de partilha no luto
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito do Programa Comunitário de Apoio ao Luto do Município de Albergaria-a-Velha, teve ontem início a ação de formação "Estratégias de Intervenção Comunitária no Apoio ao Luto: como organizar e facilitar Grupos de Partilha” na Incubadora de Empresas. A iniciativa, orientada pela investigadora Cristina Felizardo, é dirigida a pessoal técnico das áreas da psicologia, educação, saúde, serviço social e gerontologia.
Ao longo de 24 horas, que incluem 10 horas de estudo autónomo, as 14 participantes irão familiarizar-se com o quadro conceptual do luto, dos diferentes tipos de perda e dos modelos teóricos da intervenção no luto; desenvolver competências no apoio ao luto, identificando princípios éticos e orientadores da relação de apoio; reconhecer o quadro de sintomas das complicações do luto; e descobrir como implementar a técnica de intervenção grupal no apoio ao luto.
Pretende-se que, no final da ação, as formandas possuam as ferramentas adequadas par organizar e facilitar Grupos de Partilha no Apoio ao Luto, planeando as etapas da intervenção grupal de acordo com os objetivos e necessidades da comunidade onde intervêm, promovendo um ambiente seguro e colaborativo.
O Município de Albergaria-a-Velha iniciou a implementação do Programa Comunitário de Apoio ao Luto em 2024 com o apoio do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. O projeto tem por missão a promoção do bem-estar e resiliência da pessoa, família e comunidade em luto, promovendo a conscientização e a compreensão sobre a perda e o processo de luto entre os membros da comunidade. Através da capacitação de profissionais, que no exercício das suas funções prestam apoio a pessoas em luto, pretende-se contribuir para a construção de uma comunidade mais resiliente e solidária diante das adversidades da vida.