-
Início
-
Municípios
-
Oliveira do Bairro
- Resíduos Urbanos | Recolha seletiva aumenta 14,5%
Resíduos Urbanos | Recolha seletiva aumenta 14,5%
área de conteúdos (não partilhada)O volume de resíduos urbanos seletivos recolhidos no concelho de Oliveira do Bairro, no primeiro semestre de 2025, aumentou 14,5% face ao período homólogo de 2024.
Entre janeiro e junho de 2025 foram recolhidas 1.108 toneladas de resíduos urbanos seletivos, mais 140 toneladas do que 2024.
De acordo com esta autarquia, a implementação dos projetos “Separar para mais Reciclar”, com a recolha porta-a-porta de resíduos de papel e cartão, plástico e metal e de vidro, e “Dar Valor é Dar Vida”, com a recolha de biorresíduos, contribuiu para que, no primeiro semestre de 2025, tenham sido recolhidas mais 613 toneladas de resíduos urbanos seletivos, o que corresponde a uma duplicação face a igual período de 2019, antes da implementação destes projetos.
Na globalidade da recolha seletiva trifluxo (papel e cartão, plástico e metal e vidro) porta-a-porta, que abrange todo o concelho de Oliveira do Bairro, foram recolhidas 353 toneladas de resíduos no primeiro semestre de 2024, o que corresponde a um aumento de 28%, ou seja, a recolha aumentou em 100 toneladas.
A autarquia bairradina destaca ainda o significativo incremento na recolha de biorresíduos, que abrange todo o concelho, através do projeto “Dar Valor é Dar Vida”, tanto com a recolha de proximidade, como com a recolha porta-a-porta em estabelecimentos do canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés), cantinas de estabelecimentos de ensino, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), entre outros locais.
No primeiro semestre de 2025, foram recolhidas cerca de 245 toneladas de biorresíduos, tendo-se verificado um aumento de 50 toneladas, face ao mesmo período de 2024, o que corresponde a um crescimento de 25%.
O Município de Oliveira do Bairro disponibiliza a recolha gratuita, mediante agendamento prévio, de monos (resíduos volumosos) e resíduos verdes (resíduos de jardim). No que respeita aos monos, foram recolhidas 75 toneladas no primeiro semestre de 2025. Os resíduos verdes também são recolhidos seletivamente no concelho, tendo sido recolhidas 104 toneladas, entre janeiro e junho de 2025.
Os resíduos urbanos indiferenciados registaram um aumento de cerca de 2,89%, face ao primeiro semestre de 2024. No entanto, comparando o primeiro semestre de 2019 com o de 2025 os resíduos urbanos indiferenciados diminuíram mais de 47 toneladas, como resultado da estratégia de gestão de resíduos implementada pela autarquia.
Importa realçar que, apesar da tendência de aumento na produção de resíduos indiferenciados que se tem verificado, o desempenho por habitante tem vindo a melhorar, com uma diminuição de 20 kg/semestre por habitante, face ao primeiro semestre de 2019. No primeiro semestre de 2025, em média, cada habitante do concelho de Oliveira do Bairro produziu 156 kg/semestre de resíduos indiferenciados.