-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Visitas em Rede – Património Cultural Imaterial
Visitas em Rede – Património Cultural Imaterial
área de conteúdos (não partilhada)
dia em que se assinala o aniversário da Princesa Santa Joana, o Município de Aveiro promove Visitas em Rede, um programa da Rede Portuguesa de Museus,
e lança o Site dos Museus de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), através dos Museus de Aveiro, respondendo ao repto lançado pela Rede Portuguesa de Museus para a realização de uma ação no âmbito do programa Visitas em Rede, vai promover um programa de visitas dedicadas ao Património Cultural Imaterial (PCI) de Aveiro, no próximo dia 6 de fevereiro (quinta-feira), data em que se assinala o nascimento da Princesa Santa Joana (n. 1452, m.1490), com trabalhos a decorrerem entre as 9h30 e as 17h00.
As visitas serão focadas nas manifestações já classificadas e integrantes da lista Nacional do Património Cultural Imaterial, tais como o “Culto a Santa Joana”, o “Barco Moliceiro” e a “Festa de São Gonçalinho”. Aveiro, que pontua pela sua rica e profunda história e património cultural tem, no contexto do Património Cultural Imaterial, várias tradições e expressões culturais que são preservadas e celebradas, sendo fundamental a transmissão das suas raízes culturais às futuras gerações.
Este será um momento de partilha, reflexão e avaliação do processo de inventariação do PCI no território e o seu impacto na comunidade e neste encontro de profissionais da área, será ainda debatido o papel que os museus podem desempenhar no estudo, salvaguarda e transmissão do PCI no contexto da sociedade contemporânea.
Esta iniciativa é promotora da salvaguarda do Património Cultural Imaterial e dá contributo à preparação do processo de classificação da produção do Sal de Aveiro como PCI.
Também neste dia, a CMA irá lançar o site dos Museus de Aveiro, uma plataforma que congrega informação sobre todos os Museus de Aveiro, permitindo uma maior interação e melhor mediação com o público. Trata-se de um novo canal de comunicação e promoção do Património Cultural de Aveiro, assente no trabalho dos Museus de Aveiro.
Programa:
9h30 - Encontro no Museu de Aveiro / Santa Joana
10h00 - Culto a Santa Joana: Visita aos espaços onde a manifestação do tem simbolicamente a sua maior expressão (Igreja, Túmulo | Coro baixo, Sala de Lavor, Claustro e Refeitório e algumas obras de relevo, tais como o retrato da Princesa e as relíquias, as imagens processionais, entre outros).
José António Cristo e Maria da Luz Nolasco (CMAveiro – Museus de Aveiro)
11h45 – Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval na Região de Aveiro: visionamento do documentário e intervenção sobre o processo de inventariação e documentação que contou com a participação de vários municípios.
José Eduardo de Matos (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro)
14h30 – A Festa de São Gonçalinho de Aveiro: Visita à Capela de São Gonçalinho e envolvente onde, anualmente, em torno do dia 10 de janeiro, se celebra a Festa de São Gonçalinho, tendo lugar o arremesso de cavacas em pagamento de promessas, missa e procissão, concertos e fogo de artificio, bem como a relevante Passagem do Ramo à Mordomia seguinte, garante da transmissão da festividade.
Andreia Vale Lourenço (CMAveiro – Museus de Aveiro)
(percurso a pé até ao Museu de Aveiro / Santa Joana)
16h00 – Partilha e Reflexão: a relevância do processo de inventariação do PCI para um território e do seu impacto, relevando o papel que os museus podem desempenhar no estudo, preservação, salvaguarda e transmissão do PCI às suas comunidades.
Moderação: Dra. Antónia Amaral (Património Cultural IP – Divisão de Cadastro, Inventário e Classificação)