-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Livro de poesia de Carlos Rainha apresentado na Biblioteca Municipal de Ílhavo
Livro de poesia de Carlos Rainha apresentado na Biblioteca Municipal de Ílhavo
área de conteúdos (não partilhada)O livro "Nos ritmos da Luz", da autoria de Carlos Rainha, da coleção “A água e a sede”, vai ser apresentado este sábado, 29 de março, às 15 ho-ras, na Biblioteca Municipal de Ílhavo. A sessão conta com a presença de Hélder Ramos, professor e autor do prefácio, prevendo-se, também, a de-clamação de alguns poemas do livro e um momento musical.
Neste livro, o autor convida o leitor para uma viagem poética, “tentando que as palavras destes poemas fossem no compasso de tempo dos ritmos da luz cap-tar o espanto dos momentos em que o olhar bailou com o mundo até aos sus-surros da criação".
Carlos Rainha nasceu em Coimbra no dia 16 de maio de 1960. Licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro, completou na faculdade de Ci-ências da Universidade do Porto o mestrado em Ensino da Astronomia, ativida-de a que tem dedicado contínuo interesse e estudo.
Neste contexto, a sua tese de mestrado teve a particularidade de contar uma história ficcionada, em língua portuguesa, de uma viagem pelo Sistema Solar, onde, com rigor científico, se dava a conhecer ao leitor os diversos aspetos co-nhecidos à data do nosso sistema. Foi creditado para dar formação na área de astronomia aos docentes do ensino básico e secundário pelo Centro de forma-ção contínua de Viana do Castelo. Nas várias escolas onde lecionou, criou e dinamizou clubes de astronomia, com o intuito de fomentar o interesse dos alu-nos e da comunidade escolar nesta área do saber e no gosto pela ciência em geral.
Com o mesmo objetivo, fez também diversas palestras e observações astronó-micas em parceria com Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais e associa-ções culturais, nas diversas localidades onde residiu, nomeadamente, e mais recentemente, com a Câmara Municipal de Ovar e com a Associação dos Ami-gos do Cáster da mesma localidade.
No âmbito da comunicação, e então pelo seu sentir a poesia, participou num programa na Rádio Regional em Aveiro, na década de 80, que teve o enfoque na divulgação da poesia neorrealista de autores portugueses e da música alter-nativa feita na época, com o nome "Os trabalhadores da Palavra". Foi, também na década de 80, um dos dinamizadores do primeiro evento de música alterna-tiva, AgitArte, realizado na cidade de Aveiro. É professor de Ciências Físico-Químicas do Quadro Docente na Escola Secundária José Macedo Fragateiro, do Agrupamento de Escolas de Ovar.


