-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- ANTÓNIO RAMOS EXPÕE NA COMUR - MUSEU MUNICIPAL DA MURTOSA
ANTÓNIO RAMOS EXPÕE NA COMUR - MUSEU MUNICIPAL DA MURTOSA
área de conteúdos (não partilhada)
No próximo domingo, dia 6 de julho, pelas 17H00, a COMUR - Museu Municipal da Murtosa, recebe a inauguração da exposição de peças em madeira torneada do artesão António Ramos.
No próximo domingo, dia 6 de julho, pelas 17H00, a COMUR - Museu Municipal da Murtosa, recebe a inauguração da exposição de peças em madeira torneada do artesão António Ramos.
A iniciativa conta ainda com um Concerto inaugural do Grupo Cordofones com Ternura.
A mostra pode ser apreciada até ao dia 23 de julho, durante o horário de funcionamento do espaço museológico e tem entrada livre.
ANTÓNIO RAMOS
Natural da freguesia de Pardilhó, residente na freguesia do Bunheiro, tem sessenta e nove anos, é casado, tem três filhos e quatro netos.
"Nado e criado" entre a madeira, muito cedo começou com seu Pai, carpinteiro de profissão, a conhecer os segredos dessa matéria nobre, e a forma de a trabalhar.
A sua atividade profissional em Portugal e o facto de ter emigrado (Venezuela e Suíça) vivenciando novas experiências e outras culturas, a par da sua tendência natural para aprender sempre mais e fazer cada vez melhor, proporcionaram-lhe uma grande evolução e um crescimento pessoal fora do comum.
Após a reforma, dispondo de tempo para eleger as suas atividades lúdicas mais aprazíveis, dedicou-se a trabalhar partes de troncos de árvores e de algumas raízes, criando peças de arte e algumas utilitárias.
Atraído pelo mistério do “âmago virgem” de cada tronco ou raíz, por mais informe e grotesco que se apresentem no exterior, vai desbravando os seus segredos e desafios, descobrindo formas, estrutura, veios naturais, aceitando o que a madeira oferece, trabalhando-a ao corrente da sua imaginação.
Assim vão surgindo peças únicas, exóticas, irrepetíveis, de uma beleza admirável, patenteando um estilo próprio como artesão, numa verdadeira cumplicidade afetuosa, emocional, livre e libertadora com a madeira.
As peças expostas são alguns dos trabalhos do Artesão nos anos mais recentes (2020-2025).