-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Município de Ílhavo procura Ideias para escultura de homenagem aos Cardadores de Vale de Ílhavo
Município de Ílhavo procura Ideias para escultura de homenagem aos Cardadores de Vale de Ílhavo
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Ílhavo está a receber Ideias para a conceção, execução e instalação de uma escultura de homenagem aos Cardadores de Vale de Ílhavo, figura emblemática do Carnaval local e um dos mais marcantes símbolos da identidade cultural da região.
Após o concurso público lançado para este fim ter ficado sem adjudicação, por nenhuma das cinco propostas apresentadas cumprir os requisitos exigidos, a autarquia mantém a intenção de concretizar esta homenagem. A escultura será implantada junto à sede da associação “Os Cardadores de Vale de Ílhavo - Associação Cultural e Recreativa” e pretende celebrar e perpetuar uma tradição única, que tem projetado o nome de Ílhavo no panorama nacional e internacional, pelo seu carácter distintivo e pelos rituais que a definem.
As Ideias podem ser entregues até às 23h59 do dia 6 de agosto, presencialmente no Gabinete de Atendimento Geral da Câmara Municipal de Ílhavo, por via postal ou por correio eletrónico para o endereço geralcmi@cm-ilhavo.pt.
Caso seja apresentada uma ideia que se destaque pela qualidade, interesse e exequibilidade, a mesma poderá ser escolhida para desenvolvimento e concretização, através de procedimento por ajuste direto, nos termos do Código dos Contratos Públicos, até ao valor máximo de 40.650,00 euros (mais IVA).
Não haverá lugar à atribuição de qualquer prémio para as restantes ideias apresentadas.
Os Cardadores de Vale de Ílhavo
De origem ancestral e envolta em mistério, a figura dos Cardadores representa um grupo exclusivamente masculino que surge apenas durante o Carnaval. Com máscaras artesanais feitas de materiais rústicos como cotim, pele de carneiro, cortiça e bigodes de boi, a indumentária é completada por asas, fitas coloridas e o perfume característico “Tabu”. Usam ainda roupa interior feminina, lenço de tricana, meias até ao joelho, sinos e as tradicionais cardas, com as quais interagem com o público num ritual vibrante e enérgico, marcado por corridas, saltos e urros.

