-
Início
-
Municípios
-
Anadia
- Comemoração 51º aniversário do 25 de abril de 1974
Comemoração 51º aniversário do 25 de abril de 1974
área de conteúdos (não partilhada)Anadia comemora o 51º aniversário do 25 de abril de 1974
A Assembleia e a Câmara Municipal de Anadia assinalaram o 51º aniversário do 25 de abril de 1974. A efeméride foi evocada com uma sessão solene comemorativa da Assembleia Municipal, no passado dia 25 de abril, e com o espetáculo “100 Paredes”, dedicado ao mestre Carlos Paredes.
À semelhança de anos anteriores, a Praça do Município de Anadia acolheu as celebrações que tiveram o seu início com os cumprimentos à Guarda de Honra composta por elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Anadia. Seguiu-se o hastear das bandeiras, ao som do Hino Nacional pela Orquestra Ligeira de Anadia, e a largada de pombos pelo Grupo Columbófilo da Bairrada e pela União Columbófila do Cértima. A cerimónia contou ainda com a presença de representantes de associações do concelho, nomeadamente desportivas, culturais e recreativas, convidados e público.
A sessão solene extraordinária da Assembleia Municipal de Anadia contou com os habituais discursos proferidos pelos representantes dos partidos e movimentos independentes com assento na Assembleia, bem como pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, recordou e partilhou alguns dos factos de um outro tempo, comparando o passado com o presente. “Assim se luta contra o diluir da memória, ditado pela inabalável passagem do tempo e pela nova realidade social construída nestes 51 anos”, referiu.
A autarca sublinhou que passados 51 anos, o concelho de Anadia destaca-se como “um território que equilibra tradição e modernidade, mantendo-se fiel às suas raízes, enquanto abraça o desenvolvimento sustentável e a inovação”, acrescentando que “a economia de Anadia continua a ser fortemente influenciada pela vitivinicultura, com a produção de vinhos e espumantes da Bairrada a ser uma das principais atividades”. Deu ainda conhecer que o Município de Anadia, ao longo destes anos, “tem investido na diversificação económica, promovendo setores como o turismo, o desporto, a saúde e o bem-estar”.
Para a edil Maria Teresa Cardoso, “o espírito do 25 de Abril mantém-se vivo. Temos de continuar a fazê-lo para honrar todos aqueles que lutaram por um futuro melhor”.
A sessão terminou com a intervenção do presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, que recordou que o 25 de abril de 1974 “tornou possível a implementação de um regime politico que culminou com a consolidação dos ideais altruístas da Liberdade e da Democracia, enquanto pilares fundamentais do desenvolvimento social”, permitindo também “a afirmação do poder local que alavanca o desenvolvimento económico e sócio-cultural”.
Manuel Pinho defende que, volvidos 51 anos e perante uma crise política e um cenário de guerra, “interessa dar as mãos e brandir as armas da democriacia”. “Continuamos a assistir e a viver realidades enviesantes da definição das e nas prioridades que o país reclama e que requerem correção”, adiantou ainda.
No seu entender, “urge dignificar o poder legislativo, não o transformando numa mera comissão ou palco de acusações, pondo em causa a credibilidade dos politicos e o prestígio das instituições, provocando o ceticismo dos cidadãos e elevando o risco do seu alheamento à causa pública”. Considera que é necessário defenir “objetivos criteriosos” para que se possa “enfrentar incertezas de um futuro que desejamos risonho”, assim como “promover a credibilidade dos politicos e o prestígio das instituições”.
Manuel Pinho rematou a sua intervenção dizendo que “a democracia não se resume a ser do contra, é outrossim um sistema que promove o debate de ideias profícuo, patriótico e de perspetiva heurística no sentido do bem comum”.
A encerrar as comemorações os presentes assistiram a um momento cultural protagonizado pela Orquestra Ligeira de Anadia e o guitarrista Bruno Costa, numa homenagem ao centenário do nascimento de Carlos Paredes.