- Início
- Municípios
- Murtosa
- CITNM - Centro de Inovação e Tecnologia N. Mahalingam inaugurado em Águeda
CITNM - Centro de Inovação e Tecnologia N. Mahalingam inaugurado em Águeda
área de conteúdos (não partilhada)O CITNM – Centro de Inovação e Tecnologia N. Mahalingam foi inaugurado oficialmente nos dias 18 e 19 de outubro, em Águeda.
O CITNM tem por objetivo o ensino e projetos ao nível da investigação, contando com parceiros nacionais e internacionais, onde se incluí a participação da Câmara Municipal de Águeda.
Com cerca de 150 participantes, os dois dias do evento trouxeram a Águeda personalidades de relevo mundial da indústria automóvel, da fundição e da metalurgia, assim como investigadores de universidades de diversos países, tal como: Índia, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Reino Unido, França, Espanha e Suécia.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de José Carlos Caldeira, Presidente do Conselho de Administração da Agência de Inovação em representação do Ministro do Ensino Superior; Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda; Jorge Fesch, CEO da Sakthi Portugal e Chairman of CTINM; Fernando Resina; Presidente da Assembleia Geral do CITNM; e, Vítor Anjos, General Manager of CITNM.
Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na ocasião congratulou-se pela instalação deste Centro de Inovação e Tecnologia no concelho e referiu que “ o CITNM será um projeto marcante para o futuro de Águeda e para a indústria metalúrgica a nível nacional, que teve como principal obreiro Jorge Fesch”.
O CITNM tem como Missão «Preparar as Próximas Gerações num Ambiente Escola-Empresa de Excelência». Pretende ser um centro de geração e disseminação de conhecimento, especialmente vocacionado para as indústrias da mobilidade e, em particular, do automóvel, fundição e metalurgia.
Com base na dinamização de parcerias nacionais e internacionais, o CITNM tem como eixos principais de intervenção:
- Investigação e Desenvolvimento
- Educação
- Formação.
Formalmente criado há cerca de um ano, tem já atividades em curso, como o curso Técnico Especialista Tecnologia de Materiais, Metalurgia e Metalomecânica, a decorrer desde Setembro, na sua sede, na Rua D. Maria de Mello Corga, na Incubadora Cultural de Águeda. Este curso CET (nível 5) conta com 13 formandos, todos da região, e é mais um resultado do modelo de parcerias do CITNM, neste caso com o CINFU – Centro de Formação Profissional da Indústria de Fundição.
Nos últimos meses arrancaram igualmente outros projetos, como as Casting Clinics, encontros mensais para debate de temas relevantes para a indústria da fundição e as empresas, que tem vindo a juntar empresários, engenheiros, técnicos, gestores e outros profissionais da região e não só, na primeira quinta-feira de cada mês (a próxima Casting Clinic será dia 03 em Novembro).
Para breve estão previstos, por exemplo, o lançamento de um Mestrado em fundição com a Faculdade de Engenharia da Universidade Porto, e de um projeto europeu de Investigação coordenado pelo IK4 – Azterlan, um dos líderes mundiais na Investigação na área da metalurgia, a financiar pelo Horizonte 2020 – União Europeia.