-
Início
-
Municípios
-
Vagos
- INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “PATRIMÓNIO DA ARTE XÁVEGA, UM LEGADO DO LITORAL” NO ESPAÇO MUSEOLÓGICO DA PRAIA DA VAGUEIRA
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “PATRIMÓNIO DA ARTE XÁVEGA, UM LEGADO DO LITORAL” NO ESPAÇO MUSEOLÓGICO DA PRAIA DA VAGUEIRA
área de conteúdos (não partilhada)No passado dia 9 de agosto, o Espaço Museológico da Praia da Vagueira acolheu a inauguração da exposição “Património da Arte Xávega, Um Legado do Litoral”, organizada pelo Município de Vagos, num processo de recolha de relatos junto de pescadores e familiares, ligados à arte xávega em Vagos, que foram fundamentais para a concretização desta exposição.
Esta mostra presta homenagem às comunidades piscatórias e à herança cultural da Arte Xávega, dando a conhecer, através de registos fotográficos, narrativas e testemunhos, a vida dos homens e mulheres que, há séculos, desafiam o mar. A exposição revela memórias, técnicas e histórias de resiliência, preservando os saberes tradicionais e reforçando a identidade cultural do litoral vaguense.
Durante a inauguração, Manuel Novo, Silvino Tomaz e Nelson Costa, grandes conhecedores da Arte Xávega em Vagos, deixaram mensagens emotivas sobre a importância de preservar esta tradição.
Arlindo Neves, Presidente da Junta de Freguesia de Boa Hora, partilhou também algumas palavras sobre a importância de valorizar este património imaterial como elemento de identidade local. Susana Gravato, vereadora do Município de Vagos, sublinhou o compromisso do município em preservar e promover a Arte Xávega para as gerações futuras e fez um agradecimento, pelo apoio e contributo, à Capitania do Porto de Aveiro, à Junta de Freguesia da Boa-Hora, a Silvino Tomaz, a Joaquim Gravato, a Nelson Costa, a Manuel Joaquim Novo, aos familiares de Mário Pinho, à Família Maltez e às companhas que ainda exercem a Arte Xávega: Valdemar e João da Murtosa.
O evento contou ainda com a inauguração da exposição “Carta de Amor à Vagueira”, da artista luso-canadiana Susana Martins, cuja obra retrata a ligação profunda à terra e ao mar da sua família. As pinturas, inspiradas pela vivência na Vagueira, refletem a interligação entre natureza e comunidade, convidando o público a sentir o espírito deste território.
A acompanhar os diversos momentos da inauguração, esteve a música das irmãs Sofia Teles (saxofone) e Matilde Teles (clarinete).
As exposições estão patentes ao público no Espaço Museológico da Praia da Vagueira nas seguintes datas:
- “Património da Arte Xávega, Um Legado do Litoral” – até 7 de setembro
- “Carta de Amor à Vagueira” – até 17 de agosto
- “O Meu Olhar sobre a Xávega”, de Paulo Delgado – de 20 de agosto a 7 de setembro
O Município de Vagos convida todos a visitar o espaço, conhecer este património único e celebrar uma história que continua viva pelas gerações futuras.
Fotografias: https://cmvagospt.sharepoint.com/:f:/s/Turismo-Comunicao/EjaJOHbs4c9Mjh3I-qzCwVsB9nHeiigIJvLMxe3Ca54DvA?e=aZx4Dd