-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Livro “Barco Moliceiro – Uma herança da Ria de Aveiro”
Livro “Barco Moliceiro – Uma herança da Ria de Aveiro”
área de conteúdos (não partilhada)2025 será o ano decisivo para a classificação do “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” como Património da Humanidade.
Assinalando o caminho feito e contando a história e testemunhos até à inscrição na UNESCO, a Comunidade Intermunicipal apresentou no Congresso 2025 uma publicação-resumo da candidatura.
Este percurso teve início na Comunidade Intermunicipal em 2019, com o “Relatório sobre Boas Práticas e Orientações para a Certificação do Patrimónios na Região de Aveiro”, que serviu de base à decisão, face à preponderância histórica e autenticidade, à sua classificação na vertente imaterial.
Um marco significativo ocorre em 2022, com a inscrição no Inventário Nacional do Patri¬mónio Cultural Imaterial, como registo de salvaguarda urgente, em articulação com a Direção-Geral do Património Cultural.
De seguida, foi objetivo da operação iniciar o processo de candidatura para inscrição na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Pretendeu-se criar o compromisso de todos na região para a maior valorização e preservação do bem, mas também criar um novo produto turístico, com elevado potencial promocional e comunicacional à escala internacional.
Focou-se o grupo de trabalho, em sintonia com as orientações da Direção Geral do Património Mundial e da Comissão Nacional da UNESCO, na articulação com os agentes e entidades representativas da região, bem como com a comunidade local.
Após um exigente processo de avaliação, a candidatura foi a única selecionada para representar Portugal em 2025 no âmbito internacional.
A decisão será anunciada na 20.ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorrerá em dezembro próximo, na Índia.
Se a candidatura for bem-sucedida, tornar-se-á o décimo elemento português a integrar a prestigiada lista da UNESCO. E o primeiro da Região Centro de Portugal.
É com enorme satisfação que disponibilizamos a versão digital do livro “Barco Moliceiro – Uma herança da Ria de Aveiro”, com o objetivo de permitir o seu acesso a todos os interessados.