Uma casa para (onde) mudar
![]()
A candidatura “Uma Casa para (onde) mudar” tem como objetivo potenciar a prestação de auxílio à população em risco de exclusão social e/ou habitacional, nomeadamente em situação de sem-abrigo. Através de uma metodologia participativa, pretende implementar estratégias locais de inclusão ativa, concretizando as políticas de integração das pessoas em situação de sem-abrigo e de combate à pobreza.
Esta candidatura visa ainda reforçar as políticas que o Município de Oliveira do Bairro tem vindo a implementar ao nível da promoção da igualdade e não discriminação, assentes na equidade e na inclusão social de todos os munícipes.
O presente projeto tem como objetivos:
- ACOMPANHA - Criação de equipa pluridisciplinar de gestores de caso para a implementação de um Modelo Intervenção e Acompanhamento Integrado;
- CAPACITA -Criação e implementação de ações ocupacionais com vista à empregabilidade e inserção profissional;
- ACOLHE - Abrigo e acolhimento temporário;
- INTEGRA -conhecimento do fenómeno das PSSA, contribuindo para a mudança das representações sociais discriminatórias e estigmatizantes.
As pessoas e os agregados familiares identificados encontram-se em situação de pobreza e exclusão social, num processo multifatorial que, na maioria dos casos, é geracional, o que se traduz numa grande complexidade ao nível da intervenção e uma abordagem multidimensional.
A mudança não depende apenas destes atores, mas de toda uma comunidade, numa visão holística e sistémica do problema e da sua solução.
Ficha de Projeto

