-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Cabo Verde estagiou em Anadia para o CAN’2026
Cabo Verde estagiou em Anadia para o CAN’2026
área de conteúdos (não partilhada)Seleção caboverdiana de Andebol estagiou em Anadia para o CAN’2026
Jogo de preparação frente a congénere angolana, foi o último teste antes do CAN – Campeonato Africano das Nações de andebol, que se disputa de 21 a 31 de janeiro na cidade de Kigali, no Ruanda
Realizou-se no passado dia 18, no Pavilhão de Desportos do Complexo Desportivo de Anadia, o jogo de treino entre as seleções de andebol de Cabo Verde e de Angola, com a vitória a sorrir aos caboverdianos por 26-25.
Antes do início do jogo realizou-se uma cerimónia protocolar com entrega de lembranças pelo presidente da autarquia anadiense, Jorge Sampaio, pelo vereador com o Pelouro do Desporto, Jorge Almeida, a presidente da Federação de Andebol de Cabo Verde, Ângela Lima, e a vice-presidente da Federação de Andebol de Angola, Teresa Ulundo.
O selecionador nacional da equipa sénior masculina caboverdiana, o sérvio Ljubomir Obradovic, convocou para este estágio, em Anadia, vinte e quatro atletas que ficaram hospedados no CAR-Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, de 03 a 12, e na Estalagem de Sangalhos, de 13 a 18 de janeiro, após o qual o responsável técnico escolheu apenas 18 jogadores para representar o pais no CAN´2026.
A comitiva foi chefiada pela presidente da direção da Federação de Andebol de Cabo Verde, Ângela Lima, que sublinhou o facto de “a preparação ter permitido consolidar a equipa com jogadores experientes e disciplinados e comprometidos com os objetivos da seleção”, acrescentando que “o estágio decorreu com boas condições e com o apoio de parceiros, tendo contribuído para reforçar a confiança e a coesão do grupo”.
O CAN – Campeonato Africano das Nações de Andebol, competição continental, vai apurar o campeão africano e respetiva qualificação para o mundial, sendo constituído por quatro grupos. A seleção de Cabo Verde, faz parte do grupo D integrando ainda as seleções de Marrocos, Congo e Benin. No grupo B, Angola vai defrontar o Egipto, Gabão e Uganda.
Este estágio da seleção caboverdiana, em Anadia, reforça assim os laços culturais, sociais e de desenvolvimento, promovendo a diversidade e a troca de experiências com este país lusófono, com quem Anadia já tem laços de cooperação estratégica como é o caso da geminação com o Município de Mosteiros.
O Município de Anadia faz votos de uma excelente participação no CAN - Campeonato Africano das Nações de Andebol à seleção caboverdiana.