-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Imigrantes partilham experiências de integração com alunos
Imigrantes partilham experiências de integração com alunos
área de conteúdos (não partilhada)Rosana Campos e Shirlei Silva partilharam, no passado dia 10 de fevereiro, os seus percursos enquanto imigrantes em Portugal junto de alunos do 11.º e 12.º anos de Geografia da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, numa iniciativa promovida pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do Município de Oliveira do Bairro.
A ação, realizada a convite da professora Anabela Lopes, contou com a presença do Vereador com o pelouro das migrações, Luís Rabaça, e teve como objetivo sensibilizar os jovens para as realidades da migração, da integração e da coesão social.
Após uma breve introdução da docente e da técnica do CLAIM, Sílvia Silva, que apresentou o trabalho desenvolvido por este serviço de apoio aos migrantes, as duas convidadas deram a conhecer as razões que as trouxeram a Portugal.
Natural da Venezuela, Rosana Campos é advogada e professora universitária, especialista em Direito Internacional, encontrando-se atualmente em processo de regularização para poder dar continuidade à sua carreira profissional no nosso país. Durante a sessão, abordou a situação política e social venezuelana, referindo os constrangimentos às liberdades e garantias fundamentais, com exemplos de jovens presos por críticas nas redes sociais ao regime de Nicolás Maduro.
Foi este clima de repressão e de violação dos direitos humanos que a levou a abandonar o país, receando pela sua segurança. Ao longo do seu testemunho, deixou também mensagens fortes sobre a defesa dos direitos humanos e da igualdade, com particular enfoque na violência de género.
Já Shirlei Silva, natural do Brasil, explicou que a decisão de emigrar teve como principal motivação o futuro dos filhos. Em Portugal, apesar de ainda não ter conseguido exercer na sua área, mantém o objetivo de prosseguir a sua carreira profissional na área administrativa, destacando as melhores oportunidades educativas e a segurança como fatores determinantes para a escolha do país.
Após o momento de partilha, os alunos colocaram diversas questões às convidadas, tendo também estudantes estrangeiros presentes na sessão dado o seu testemunho.
No encerramento, Luís Rabaça sublinhou o trabalho desenvolvido pelo CLAIM de Oliveira do Bairro no apoio aos imigrantes que chegam ao concelho em busca “de uma vida melhor e de concretizarem os seus sonhos”.
“Vidas que inspiram”, assim classificou o vereador os testemunhos das duas convidadas, acrescentando que iniciativas como esta permitem mudar perspetivas sobre a migração: “se mudarmos o olhar, podemos mudar a realidade”.
Para o autarca, “a coesão social só faz sentido com este trabalho de integração e de solidariedade, de criarmos as condições para que estas pessoas se sintam bem na nossa comunidade, com direitos, deveres e oportunidades iguais aos de quem cá vive”.
“Como há bem pouco tempo me disseram, podemos não conseguir mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguém”, concluiu.
À margem do evento, Rosana e Shirlei explicaram as razões para terem aceitado o convite. A venezuelana considera que “os jovens precisam de conhecer diferentes testemunhos”, que “a vida é uma partilha (...), vivemos num mundo pluricultural e eu queria partilhar a minha experiência e a forma como fui acolhida nesta comunidade”. “É também a minha tentativa de mudar o mundo para que vivamos todos melhor”, continuou.
Shirlei explicou que aceitou o convite “principalmente porque tenho filhos com as idades destes alunos e acho que é bom eles terem acesso a mais informação e perceberem a importância da educação e dos sacrifícios que fazemos em seu benefício”. “Ao partilhar o que nós vivemos, estamos a encorajar outras pessoas (...), porque, no meu caso, conseguimos vencer e dar uma nova oportunidade aos nossos filhos”.
Esta foi a segunda sessão promovida pelo CLAIM de Oliveira do Bairro junto da comunidade escolar, depois de uma primeira ação realizada a 18 de dezembro, no âmbito do Dia Internacional dos Migrantes. Encontra-se já agendada uma nova iniciativa para o próximo dia 27 de fevereiro, na EB Frei Gil, em Bustos.
O CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, inaugurado a 28 de fevereiro de 2020, integra uma rede nacional e visa dar apoio e informação geral em áreas como a regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do dia-a-dia da população migrante, apoiando em todo o processo de acolhimento e integração.