-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Município apoia investimentos de IPSS com mais de um milhão de euros
Município apoia investimentos de IPSS com mais de um milhão de euros
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Albergaria-a-Velha celebrou, na tarde de 5 de fevereiro, dois contratos programa de apoio ao investimento com Instituições Particulares de Solidariedade Social, com a APPACDM de Albergaria-a-Velha e com o Centro Social e Paroquial Santa Eulália de Valmaior, no valor total de 1 140 000 euros. Estes apoios ao investimento têm como objetivo a ampliação e qualificação das respostas sociais à comunidade.
À APPACDM de Albergaria-a-Velha vai ser atribuída uma comparticipação financeira no valor de 600 mil euros, destinados a apoiar obras de ampliação do Lar Residencial e a construção do novo CACI - Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. Atualmente a IPSS, nas respostas sociais do CACI, Lar Residencial e Serviço de Apoio Domiciliário, abrange 54 utentes, sendo a principal instituição que opera no Concelho com respostas sociais destinadas às pessoas adultas com deficiência ou incapacidade.
Já ao Centro Social e Paroquial Santa Eulália de Valmaior a comparticipação financeira de 540 mil euros destina-se, à aquisição de imóvel e terreno da Quinta dos Meireles, destinada à reorganização e construção de edifício para acolher as suas respostas sociais que funcionam em edifícios distintos e dispersos, pelo que há muito se manifesta urgente a mudança de instalações, garantindo uma melhor prestação de cuidados aos seus utentes e melhores condições de trabalho aos seus colaboradores. Nas respostas sociais de Creche, Jardim de Infância, Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário, abrange um total de 216 utentes.
A transferência dos montantes vai decorrer, em tranches, ao longo de quatro anos, mediante a apresentação de comprovativos de despesas não comparticipadas no âmbito dos apoios públicos PRR e PARES.
O Município de Albergaria-a-Velha, tem por atribuições a promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, designadamente, no domínio da ação social, pelo que foi deliberado pela Câmara Municipal o apoio às duas entidades, com vista à realização de investimentos considerados de interesse para o Município.