-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Região de Aveiro dinamiza Empreendedorismo e Inovação Social
Região de Aveiro dinamiza Empreendedorismo e Inovação Social
área de conteúdos (não partilhada)Aveiro Impact Hub (AIH) - Centro de Empreendedorismo de Impacto da Região de Aveiro’ é um novo projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). dedicado à promoção do empreendedorismo e da inovação social nos seus 11 concelhos.
Coordenado pela Psientífica em estreita articulação com a Rede IERA – Incubadoras de Empresas da Região de Aveiro, é cofinanciado pela Portugal Inovação Social – Centro para o Empreendedorismo de Impacto.
O projeto “surge como uma rede descentralizada de apoio a ideias transformadoras, organizada em três eixos principais: incubação, aceleração e capacitação”, explica uma nota do município de Estarreja que acolheu a mais recente apresentação junto dos concelhos da CIRA.
As sessões de diagnóstico envolveram representantes de associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) “com o objetivo de identificar necessidades locais e captar ideias capazes de gerar impacto positivo na comunidade.”
O projeto destaca como casos “inspiradores” iniciativas como o ColorADD, o Refood, o Just a Change ou a associação Ciclaveiro, uma vez que “começaram como pequenas iniciativas e hoje têm impacto nacional.”
Iniciativas que “promovem a inovação social e o desenvolvimento sustentável da região, reforçando o compromisso com soluções criativas e colaborativas para os desafios do futuro.”
As inscrições estão abertas até maio de 2027. Outubro de 2026 é a data definida para o início dos processos da incubação e aceleração. Em 2026 e 2027, serão realizados quatro bootcamps e ações de capacitação mensais. O evento final e Pitch Regional de Impacto está previsto para o final de 2027.
O que é o Aveiro Impact Hub?
Centro de apoio técnico, colaboração e inovação social onde qualquer pessoa, empresa ou entidade pode transformar ideias em projetos concretos. O AIH pretende responder a alguns dos principais desafios da região, como:
- Inclusão social e laboral de grupos vulneráveis;
- Envelhecimento populacional;
- Transição digital e ambiental;
- Sustentabilidade das instituições e projetos locais.
Quem pode participar?
A participação é aberta e gratuita a todas as pessoas com mais de 18 anos, bem como a entidades dos setores:
- Sociedade civil: Associações, cooperativas, IPSS;
- Setor privado: Empresas, startups e investidores sociais;
- Setor público: Municípios, escolas, serviços sociais e de saúde;
- Academia: Universidades, centros de investigação e estudantes.