área de breadcrumb (partilhada)
Sensibilização jovens para a separação de resíduos
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Conteúdo atualizado em2 de fevereiro de 2026às 19:00
Município de Anadia sensibiliza jovens para a separação de resíduos
No seguimento de um pedido efetuado pela Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, o Município de Anadia promoveu, no passado dia 29 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão de esclarecimento dirigida aos alunos deste estabelecimento de ensino, com o objetivo de sensibilizar para a importância da correta separação de resíduos.
A iniciativa contou com a presença do vereador com o Pelouro do Ambiente, José Manuel Carvalho, que destacou a necessidade de adotar comportamentos ambientalmente responsáveis, sublinhando os benefícios ambientais, económicos e sociais associados à separação adequada dos resíduos. O autarca reforçou ainda o papel fundamental dos jovens na construção de um ambiente mais sustentável.
Durante a sessão, o Diretor do Departamento do Ambiente, José Carlos Cardoso e a técnica do Ambiente, Catarina Homem, explicaram aos alunos o circuito de tratamento dos resíduos no concelho de Anadia, bem como os diferentes tipos de recolha existentes, tendo sido abordadas as especificidades da recolha de resíduos indiferenciados, vidro, papel e cartão, embalagens de plástico e metal, biorresíduos, têxteis, óleos alimentares usados, pilhas e monos
A ação permitiu não só reforçar conhecimentos, mas também corrigir práticas incorretas, promovendo uma maior consciencialização ambiental junto da comunidade escolar. Durante a sessão, os alunos tiveram ainda a oportunidade de colocar questões e esclarecer dúvidas suscitadas durante a sessão, contribuindo para uma melhor compreensão da temática.
Esta iniciativa insere-se na estratégia do Município de Anadia de promoção de boas práticas ambientais e de incentivo à participação ativa da população na proteção do ambiente e na gestão sustentável dos resíduos.