-
Início
-
Municípios
- Comissão de Avaliação da Linha Ferroviária de Alta Velocidade propõe revisão da intervenção em Albergaria-a-Velha
Comissão de Avaliação da Linha Ferroviária de Alta Velocidade propõe revisão da intervenção em Albergaria-a-Velha
área de conteúdos (não partilhada)No seguimento das propostas apresentadas pelo Município de Albergaria-a-Velha à Comissão de Avaliação do traçado da Linha Ferroviária de Alta Velocidade – troço Porto (Campanhã) a Oiã, esta estipulou a revisão do projeto inicial.
Para a Câmara Municipal é um sinal positivo de abertura em relação às preocupações demonstradas pela Autarquia que espelham as inquietações partilhadas pela população, na sessão de esclarecimento decorrida a 7 de novembro em Albergaria-a-Velha.
Na consulta pública do projeto da Linha de Alta Velocidade, o Município apresentou propostas de alteração na EN 16 - Variante de Sobreiro; na EN1-12 e na Rua da Cavada em Soutelo (Branca).
No Sobreiro, a proposta inicial implicava a interrupção da EN16, o condicionamento dos acessos à A25 com impacto negativo nas habitações e empresas.
A proposta da Câmara Municipal solicita a criação de um acesso da A25 à Zona Industrial, no sentido Viseu – Albergaria-a-Velha, com a salvaguarda de propriedades e a criação de acessos eficientes, seguros e diretos à Zona Industrial.
Em Soutelo, estava prevista a interrupção das vias, restringindo as condições de circulação e comprometendo a ligação entre núcleos populacionais, além do forte impacto em termos de poluição visual e sonora. O Município propõe a reformulação do perfil longitudinal da Linha de Alta Velocidade, com descida da rasante do canal ferroviário de forma manter o traçado das vias e assegurar a conetividade territorial.
Embora a revisão do projeto inicial não implique a aceitação total das propostas apresentadas pelo Município, está aberto o diálogo para a eventual concertação de posições, sendo o objetivo principal a minimização de possíveis efeitos negativos na comunidade, quer em termos habitacionais, quer em termos de impacto nas atividades económicas.
Imagem: FreePik