-
Início
-
Municípios
- Oficinas de Modelação de Barro para Pessoas Enlutadas culminam em exposição pública
Oficinas de Modelação de Barro para Pessoas Enlutadas culminam em exposição pública
área de conteúdos (não partilhada)O Município inaugura no dia 7 de janeiro, pelas 16h00, a exposição “O Luto entre as Mãos e a Ausência” no Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha. Mais do que uma mostra artística, esta iniciativa constitui um convite à comunidade para olhar o luto com maior sensibilidade, empatia e compaixão, reconhecendo-o como uma vivência universal.
No âmbito do Programa Comunitário de Apoio ao Luto, o Município promoveu Oficinas de Modelação de Barro dirigidas a pessoas enlutadas, criando um espaço de encontro, escuta e expressão emocional. As sessões foram orientadas por Adela Pakandlova, estudante de doutoramento da Universidade de Coventry (Reino Unido), que está a desenvolver uma nova metodologia de grupos de apoio para pessoas enlutadas, em parceria com a Universidade de Aveiro, sob orientação da investigadora Cristina Felizardo.
Através do barro, os participantes tiveram a oportunidade de dar forma às suas histórias, memórias, sentimentos e dor. Pessoas de diferentes idades e com percursos diversos de perda encontraram nestas oficinas um espaço de partilha e de elaboração emocional, cujo processo culmina agora numa exposição pública das peças criadas.
O Programa Comunitário de Apoio ao Luto, desenvolvido pelo Município em parceria com o Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, tem como missão promover o bem-estar e a resiliência da pessoa, da família e da comunidade em situação de luto.
A exposição “O Luto entre as Mãos e a Ausência” estará patente ao público até 31 de janeiro de 2026.