-
Início
-
Municípios
-
Albergaria-a-Velha
- Orquestra das Beiras interpreta obra de Mendelssohn em Concerto de Natal
Orquestra das Beiras interpreta obra de Mendelssohn em Concerto de Natal
área de conteúdos (não partilhada)A Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha recebe o já tradicional Concerto de Natal no dia 14 de dezembro, pelas 18h00. Este ano, a Orquestra das Beiras, acompanhada pelo Coro do DeCA da Universidade de Aveiro, vai interpretar a 2.ª Sinfonia de Mendelssohn, com o subtítulo Canto de Louvor.
O compositor alemão Felix Mendelssohn apresentou esta sinfonia durante o Festival de Leipzig de 1840, que celebrava os 400 anos da invenção da prensa móvel por Gutenberg. Sendo uma das primeiras fusões entre sinfonia e cantata, o Canto de Louvor foi uma das obras mais apreciadas durante a vida do compositor, mas que hoje é raramente escutada.
A 2.ª Sinfonia de Mendelssohn combina três movimentos instrumentais com uma autêntica cantata sacra, envolvendo três solistas e coro. Celebrando a fé e o progresso humano, o texto altamente espiritual aborda o louvor de Deus; a fidelidade de Deus para aqueles que esperam a sua ajuda e o seu consolo; e a ascensão do povo de Deus das trevas para a luz.
Em Albergaria-a-Velha, juntam-se à orquestra e coro um trio de solistas de referência: as sopranos Beatriz Martins, Carolina Pinho e o tenor Pedro Rodrigues. A direção estará a cargo do Maestro Titular da Orquestra das Beiras, Jan Wierzba.
A entrada no Concerto de Natal é gratuita.