-
Início
-
Municípios
-
Murtosa
- BARCO MOLICEIRO RECONHECIDO PELA UNESCO COMO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE
BARCO MOLICEIRO RECONHECIDO PELA UNESCO COMO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE
área de conteúdos (não partilhada)O Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro já integra a lista de salvaguarda urgente de patrimónios imateriais da humanidade, numa histórica decisão tomada hoje, dia 9 de dezembro, pelo Comité da UNESCO, reunido na cidade de Nova Deli, na Índia.
O Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro já integra a lista de salvaguarda urgente de patrimónios imateriais da humanidade, numa histórica decisão tomada hoje, dia 9 de dezembro, pelo Comité da UNESCO, reunido na cidade de Nova Deli, na Índia.
A classificação acontece na sequência da candidatura, promovida, junto da UNESCO, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e vem trazer uma notoriedade e reconhecimento internacionais a uma arte ancestral e identitária da Ria de Aveiro.
A apreciação da candidatura foi acompanhada por uma delegação da CIRA, constituída pelo Presidente do Conselho Intermunicipal, Jorge Almeida, pelo Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha e pelo Presidente da Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro.
O Município da Murtosa, Coração da Ria e Pátria do Moliceiro regozija-se pela classificação do Barco Moliceiro e da Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro como Património Imaterial da UNESCO, uma conquista que muito deve a todos aqueles que, com esforço e tenacidade, têm sido verdadeiros guardiões deste extraordinário legado cultural, dos construtores aos pintores, passando pelos arrais e proprietários das embarcações tradicionais.