-
Início
-
Municípios
-
Oliveira do Bairro
- Prevenção da discriminação nas escolas | Município forma assistentes operacionais
Prevenção da discriminação nas escolas | Município forma assistentes operacionais
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro promoveu uma sessão de formação dirigida aos Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.
A iniciativa teve como objetivo dotar estes profissionais de conhecimentos e competências que lhes permitam compreender, agir e tomar decisões adequadas perante diferentes situações que envolvem a comunidade educativa, com especial enfoque nos alunos do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário.
De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “pretendemos, com esta ação, capacitar os assistentes operacionais, em funções nas nossas escolas, de conhecimentos que lhes permitam prevenir, reconhecer e combater a discriminação, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo, seguro e respeitador da diversidade”.
A formação, com a duração de seis horas, decorreu no âmbito do Espaço de Apoio à Vítima do Município e foi ministrada por João Pereira, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que colaborou na conceção e dinamização dos conteúdos.
Durante a sessão foram abordados temas relacionados com a prevenção e atuação perante situações de discriminação ou violência (física, verbal, psicológica, sexual, presencial ou digital), bem como aspetos ligados à legislação aplicável, reforçando a importância do cumprimento dos princípios da igualdade, da não discriminação e do respeito pelos direitos humanos.
Para o autarca bairradino, esta ação “reflete o compromisso municipal com a proteção e o bem-estar das crianças e jovens do concelho, especialmente em ambiente escolar”, manifestando o “total empenhamento” da autarquia “na construção de comunidades educativas mais justas, seguras, informadas e acolhedoras para todos os alunos”.
“Estamos a avaliar esta sessão e a planear ações complementares que reforcem o trabalho desenvolvido nas escolas, procurando garantir que a formação tem impacto efetivo no dia-a-dia da comunidade educativa”, concluiu Duarte Novo.
A iniciativa foi delineada tendo por base o Plano de Ação para a Oportunidade, Igualdade e Combate à Discriminação em razão da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais, da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.