-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Gafanha do Carmo vai ter creche pública para 37 crianças
Gafanha do Carmo vai ter creche pública para 37 crianças
área de conteúdos (não partilhada)A partir do próximo ano letivo 2025-2026, a Gafanha do Carmo terá uma creche pública, resultante da adaptação do Edifício Sócio-Educativo – uma empreitada que iniciou esta segunda-feira, 10 de fevereiro, adjudicada por 193.956,45 euros, dos quais 120.000,00 euros são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e os restantes 73.956,45 euros provenientes do orçamento municipal.
A empreitada consiste numa remodelação e numa pequena ampliação do Edifício Sócio-Educativo, para que esta nova resposta social possa receber 9 crianças em berçário, 14 crianças da fase de aquisição de marcha até aos 24 meses, e mais 14 crianças dos 24 aos 36 meses. No total, a creche terá capacidade para 37 crianças.
Esta obra, há muito aguardada pela comunidade, foi apresentada na, no local, por João Diogo Semedo. O vice-presidente e vereador das Obras Públicas explicou que os trabalhos em torno deste projeto iniciaram no final de 2022, em colaboração com a Segurança Social, revelando-se um processo bastante complexo, que só foi possível concluir no início de 2024. De imediato, foram desenvolvidos todos os procedimentos relativos à empreitada que, após dois procedimentos sem interessados, foi concluído, em novembro de 2024, com a respetiva adjudicação.
A empreitada tem um prazo de execução de 105 dias e foi adjudicada à empresa Betalar Engenharia e Construção, Lda., que esteve presente para a assinatura formal da consignação.
A sessão de apresentação da obra contou, também, com a presença de Fernando Mendonça, diretor da Segurança Social de Aveiro, que elogiou o Município: “Temos a felicidade de ter um distrito muito empreendedor e proativo e o Município de Ílhavo é um exemplo extraordinário disso. A proatividade da câmara resultou neste projeto”.
João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, encerrou a sessão, destacando o investimento direto de cerca de 2,3 milhões de euros, em curso na Gafanha do Carmo, desde o início do atual mandato. Neste momento, está em execução a obra de saneamento e de drenagem de águas pluviais, um investimento de 1,6 milhões de euros da Câmara Municipal, somado aos 1,8 milhões de euros da ADRA, que beneficiará 1531 habitantes. O presidente recordou, ainda, a obra realizada no Pavilhão Desportivo da Gafanha do Carmo, um investimento de 260.000 euros, e a obra do Centro Cívico, no total de 256.500 euros. Agradeceu, ainda, o trabalho efetuado pela Junta de Freguesia e destacou os valores decorrentes da descentralização de competências e dos contratos interadministrativos, superiores a 180 mil euros. Este montante inclui a participação do Município na reabilitação do armazém e do edifício sede da Junta de Freguesia, no Caminho do Praião, na capela do cemitério, bem como na instalação de um novo do parque infantil, e de um apoio extraordinário para a aquisição de uma viatura para garantir a operacionalidade da Junta.
![]()

