-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Cinco anos da Biblioteca Municipal no ATLAS com registos de sucesso
Cinco anos da Biblioteca Municipal no ATLAS com registos de sucesso
área de conteúdos (não partilhada)A Biblioteca Municipal de Aveiro, instalada no Atlas Aveiro, completa hoje cinco anos de atividade, com indicadores que confirmam o sucesso da estratégia definida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para a modernização e o crescimento da sua rede de bibliotecas.
O processo de transição, iniciado em março de 2020 com o encerramento da antiga biblioteca, constitui um caso exemplar de gestão técnica e operacional, demonstrando como se faz boa gestão de bibliotecas públicas.
A nova biblioteca abre portas a 10 de julho de 2020 e, desde então, regista um crescimento contínuo na afluência de utilizadores, no número de atividades promovidas e no volume de investimento em fundos documentais.
Ao mesmo tempo, a CMA reforça o alcance do serviço público de leitura com a criação de uma Biblioteca Itinerante / Posto Municipal de Informação, inaugurado a 15 de junho de 2020, que passa a percorrer todas as localidades do Município, alargando o serviço a novos públicos e territórios.
Em outubro de 2024, a rede é ainda reforçada com a abertura de um novo polo de leitura na Casa da Música, em Aradas.
Atualmente, a Rede de Bibliotecas do Município de Aveiro integra 34 equipamentos, face aos 25 existentes em 2019, incluindo novas valências como a Biblioteca do Seminário, a Biblioteca do Museu de Aveiro / Santa Joana, o Centro de Documentação do Museu da Cidade e a Biblioteca do Estabelecimento Prisional de Aveiro.
No momento em que assinala cinco anos de funcionamento no Atlas Aveiro, a Biblioteca Municipal lança também um novo serviço de autoempréstimo e autodevolução, que permite aos utilizadores gerirem os seus pedidos de forma mais autónoma e eficiente, especialmente em períodos de maior afluência.
Paralelamente, está em desenvolvimento uma solução para instalação no exterior do edifício, com ativação prevista para setembro de 2025, que permitirá a requisição, devolução e levantamento de reservas durante 24 horas por dia.
A CMA reafirma assim o seu compromisso com a valorização do livro, da leitura e do acesso à cultura, colocando as bibliotecas no centro da política de proximidade, inovação e qualificação dos serviços públicos.
Rede Municipal de Bibliotecas – Principais dados (2019–2024)
Investimento em fundos documentais: +500% (de 6.843,27€/ano para 36.248,23€/ano);
Utilizadores da Biblioteca Municipal: de 36.212 para mais de 115.000 (+300%);
Utilizadores inscritos: de 30.583 para mais de 120.000 (+400%);
Empréstimos domiciliários: de 13.804 para 30.915 (+200%);
Empréstimos interbibliotecas recebidos: +350%;
Atividades de promoção da leitura: +400%, com oferta semanal para todas as idades;
Expansão da Rede Municipal de Bibliotecas: de 25 para 34 equipamentos.