-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Luísa Sobral nos 20 anos da Biblioteca Municipal de Ílhavo
Luísa Sobral nos 20 anos da Biblioteca Municipal de Ílhavo
área de conteúdos (não partilhada)A Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI) celebra em setembro o seu 20.º aniversário, assinalando duas décadas de promoção da leitura, do conhecimento e da cultura, sempre próxima da comunidade.
As comemorações terão lugar ao longo do mês de setembro, entre os dias 3 e 27, com uma programação para todas as idades: uma exposição de ilustração de Pedro Costa; edições especiais da Bebeteca; um Baile Literário em torno dos autores e personagens dos livros; encontros com autores, Luísa Sobral e João Pinto Coelho; vários workshops, horas do conto, espetáculos, música, marionetas, entre outras atividades.
Um dos destaques da programação é o concerto de Luísa Sobral, no dia 13 de setembro, às 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo. A cantautora apresenta o seu mais recente disco, “DanSando”. O Município oferece um desconto de 20% a todos os utilizadores da BMI, mediante apresentação de cartão de leitor nas bilheteiras do 23 Milhas. Antes do concerto, às 16h00, na BMI, Luísa Sobral apresenta o seu livro “Nem Todas as Árvores Morrem de Pé”.
Desde a sua inauguração, a 11 de setembro de 2005, a Biblioteca tem sido um espaço de encontro de saberes, de aprendizagem, de histórias e de partilha, acolhendo milhares de leitores, investigadores, estudantes e famílias. Ao longo dos últimos 20 anos, tornou-se uma referência cultural, não só pela sua coleção bibliográfica, mas também pela programação diversificada que promove a literacia, a criatividade e a proximidade.
Ao longo de 20 anos, a Rede Bibliotecas de Ílhavo integrou um total de 195 076 exemplares no catálogo integrado, registando um total 17 901 leitores inscritos, traduzindo-se em 257 483 empréstimos (requisições de livros, CD, DVD, revistas, jornais e jogos).
A BMI funciona em rede, na Rede de Bibliotecas de Ílhavo, integra-se na Rede de Bibliotecas da CIRA, composta pelas bibliotecas dos municípios da região de Aveiro, e na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Hoje em dia, a Biblioteca Municipal de Ílhavo é muito mais do que um espaço de livros. É um lugar de encontro intergeracional, de acesso à cultura e de reforço da cidadania. Celebrar estes 20 anos é, acima de tudo, celebrar a nossa comunidade.


