-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Estradas com História: EN 16 e EN 17
Estradas com História: EN 16 e EN 17
área de conteúdos (não partilhada)Com um percurso de 225 km, a EN 16 atravessa Portugal, do mar a Espanha, passando por municípios em Aveiro, Viseu e Guarda. Une paisagens de grande beleza natural, desde a Ria de Aveiro, ao Dão e Serra da Estrela.
Para a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Aveiro, esta é uma oportunidade única de destacar o potencial turístico de municípios como Aveiro, Albergaria-a-Velha, Águeda e Sever do Vouga que, com a implementação da rota, poderão ver a sua atratividade reforçada.
Objetivos e Benefícios
Com o objetivo de fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento sustentável, sob a tutela da Turismo Centro de Portugal, surge a rota "Estradas com História: EN 16 e EN 17", um projeto inovador e que visa transformar as Estradas Nacionais 16 e 17 em destinos turísticos autênticos e sustentáveis.
A região Centro de Portugal, com a sua riqueza natural, cultural e histórica, está prestes a ganhar uma nova e importante ferramenta de promoção turística. O projeto "Estradas com História: EN 16 e EN 17" visa estruturar uma rede de experiências turísticas ao longo das duas emblemáticas estradas nacionais
Colaboração e Parcerias Estratégicas
A sua implementação é um esforço conjunto que envolve as CIM da Região de Aveiro, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Viseu Dão Lafões e várias entidades e organizações regionais e locais, com a Entidade Regional de Turismo do Centro.
A integração de operadores turísticos públicos e privados, bem como a criação de redes colaborativas, permitirá uma abordagem mais eficaz na promoção e divulgação da nova rota, bem como na implementação de ações integradas de qualificação da oferta turística.
Turismo Sustentável e Inclusivo
O projeto de estruturação da rota visa, em primeiro lugar, fomentar o desenvolvimento económico sustentável das regiões envolvidas, ao mesmo tempo que promove a preservação do património natural e cultural. Será uma oportunidade de atrair turistas durante todo o ano, diminuindo a sazonalidade e incentivando estadias mais longas.
A aposta na formação dos agentes turísticos e na certificação com a chancela "Turismo Sustentável" será essencial para garantir que a experiência turística seja de alta qualidade e respeite as melhores práticas ambientais. Além disso, o projeto visa criar uma oferta diversificada, que atenda tanto ao turismo de natureza, como ao turismo cultural, gastronómico e ativo.
“Fonte da imagem: visitSeverdoVouga.pt”