-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- CIRA recebeu Grupos de Ação Local do Setor Pesqueiro da Galiza
CIRA recebeu Grupos de Ação Local do Setor Pesqueiro da Galiza
área de conteúdos (não partilhada)A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), em articulação com o Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (GAC-RA), acolheu, ao longo de três dias, uma visita de trabalho de dois Grupos de Ação Local do Setor Pesqueiro da Galiza: o GALP Costa da Morte e o GALP A Mariña-Ortegal.
Esta iniciativa enquadrou-se nas atividades de cooperação nacionais e internacionais entre vários Grupos de Ação Costeira (GAC), promovendo a partilha de boas práticas e o fortalecimento de elos de cooperação em áreas como a pesca, comercialização e transformação de produtos, algas, meio ambiente, cultura, turismo e associativismo piscatório.
O programa elaborado articulando os interesses dos visitantes e a colaboração de todos os municípios integrantes do GAC-RA, de modo a dar a conhecer iniciativas representativas do património cultural, industrial, natural e marítimo, assim como exemplos concretos da economia azul na Região de Aveiro.
O primeiro dia de visita começou com a receção oficial dos convidados nas instalações da CIRA, onde foi feita uma apresentação institucional da Comunidade Intermunicipal e do GAC-RA. Seguiram-se visitas aos municípios de Estarreja – nomeadamente à BioRia – e da Murtosa, com passagem pelo COMUR – Museu Municipal da Murtosa e pelo Museu/Estaleiro da Praia do Monte Branco. O dia terminou com a travessia no Feryboat elétrico “Salicórnia” entre S. Jacinto e o Forte da Barra.
No segundo dia, o grupo visitou uma unidade de produção de bivalves - ostras, o Mercado de Ílhavo e o ECOMARE. Após o almoço no porto de pesca de Aveiro, realizou-se um encontro com os responsáveis da DOCAPESCA na Lota de Aveiro e da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, seguido de visita às respetivas instalações. O dia encerrou com uma passagem pelo Ecomuseu Marinha da Troncalhada, em Aveiro.
O terceiro e último dia foi dedicado ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Aquário dos Bacalhaus, terminando com um passeio de barco moliceiro elétrico pelos canais urbanos de Aveiro.
Esta visita de trabalho permitiu a partilha de experiências e de boas práticas, ao nível das estratégias de apoio ao desenvolvimento local, perspetivando-se continuar a colaboração transnacional entre estes dois territórios com forte identidade marítima e piscatória.