-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Câmara atribui 74 mil euros a Bombeiros para aquisição de veículo
Câmara atribui 74 mil euros a Bombeiros para aquisição de veículo
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários locais com 74.248 euros, valor ao qual acresce IVA à taxa de 6% (totalizando 78.702,88 euros), para ajudar na aquisição de um novo Veículo Tanque Tático Florestal (VTTF).
Este montante cobre integralmente a diferença entre o custo previsto da viatura, 269.748 euros, e o financiamento obtido através de uma candidatura ao programa Centro 2030, que assegura 85% do valor elegível máximo de 230 mil euros, correspondendo a 195.500 euros.
A nova viatura permitirá à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro (AHBVOB) uma melhoria decisiva na capacidade de intervenção e na resposta operacional das suas equipas, particularmente no combate a incêndios florestais e na gestão de ocorrências de maior complexidade.
O apoio municipal foi aprovado em Reunião de Câmara realizada no final de novembro, com votos favoráveis de todos os membros do Executivo.
Para além deste investimento, a autarquia celebrou este ano com a AHBVOB um contrato-programa no valor de 75 mil euros, destinado a apoiar a atividade regular da associação durante 2025.
Segundo Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a verba anual atribuída “não inclui outros apoios concedidos durante o ano, quer para investimento, quer para ajudar a associação relativamente aos custos que assume no âmbito da sua importante e fundamental atividade de proteção civil e auxílio às populações”.
O autarca acrescenta que o Município mantém “um diálogo permanente com a direção da AHBVOB, no sentido de criar as melhores condições possíveis para que os nossos ‘soldados da paz’ possam desempenhar a sua missão com a máxima comodidade, eficiência e segurança”.
Além dos apoios à atividade regular e ao investimento, o Município assegura os seguros do corpo de bombeiros e, em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, os custos com remunerações e encargos dos elementos das duas Equipas de Intervenção Permanente da corporação.
Os bombeiros de Oliveira do Bairro beneficiam ainda de um conjunto de medidas previstas no Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios e Benefícios, que inclui a redução de taxas urbanísticas, a compensação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) liquidado, um desconto de 20% no acesso a eventos municipais e entrada gratuita nas Piscinas Municipais. O regulamento contempla igualmente uma comparticipação financeira anual equivalente ao Escalão A da Ação Social Escolar, destinada aos filhos e dependentes dos bombeiros que frequentem o pré-escolar, as AAAF e o 1.º ciclo em escolas do concelho, até ao limite de 25% do salário mínimo nacional.
Refira-se ainda a realização da Caminhada Solidária Noturna, iniciativa anual promovida pelo Município e pela AHBVOB, cuja receita reverte integralmente a favor da associação.