-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- PROJETO "VAGOS EXTRAGENÁRIO"
PROJETO 'VAGOS EXTRAGENÁRIO'
área de conteúdos (não partilhada)Projeto “Vagos Extragenário” distinguido com Menção Honrosa no Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro 2025
Realizou-se no dia 10 de dezembro a cerimónia de entrega do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro 2025, enquadrado no programa “Envelhecimento ao Centro”, desenvolvido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro).
Nesta sessão, o projeto “Vagos Extragenário”, inserido no Programa Municipal VITALidade da Câmara Municipal de Vagos e desenvolvido em parceria com a Associação Extragenária, foi distinguido com uma menção honrosa na categoria de Vida + Participação, de entre 161 projetos a concurso, reconhecimento que muito honra o Município de Vagos e todos os parceiros envolvidos.
O Programa Municipal VITALidade, implementado no âmbito do Plano Municipal Sénior da Câmara Municipal de Vagos, visa dar resposta às necessidades específicas da população com mais de 65 anos, alinhando-se com os eixos do Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2023-2026, que assenta em seis pilares de atuação:
Autonomia e vida independente;
Participação social;
Saúde e bem-estar;
Desenvolvimento e aprendizagem ao longo da vida;
Vida laboral saudável ao longo do ciclo de vida;
Rendimentos e economia.
Este Plano concretiza-se através da realização de atividades e projetos que promovem estas áreas de atuação, valorizando a cultura e as tradições locais, bem como marcos da cultura nacional e das suas gentes.
Neste contexto, o projeto “Vagos Extragenário” foi desenvolvido em estreita colaboração com parceiros locais, nomeadamente instituições de solidariedade social, estabelecimentos de ensino e outras organizações, com o objetivo de criar um programa de impacto positivo no concelho de Vagos, sob o lema: “A idade nunca foi tão Extra”.
A Câmara Municipal de Vagos reafirma, assim, o seu compromisso com a promoção de um envelhecimento com vitalidade, mais ativo, participativo e saudável, reconhecendo o papel central das pessoas seniores na vida comunitária e no desenvolvimento do concelho.