-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Carminho, Júlia Pinheiro e Martim Sousa Tavares no Cineteatro Alba
Carminho, Júlia Pinheiro e Martim Sousa Tavares no Cineteatro Alba
área de conteúdos (não partilhada)Carminho vai subir ao palco do Cineteatro Alba a 21 de março para apresentar o mais recente trabalho discográfico “Eu Vou Morrer de Amor ou Resistir”. A fadista é um dos nomes em destaque no novo ciclo de programação, que inclui ainda a peça de teatro “A Mais Velha Profissão”, com Helena Isabel, Júlia Pinheiro e Paula Guedes e o espetáculo “Ponto de Fuga”, com o maestro e comunicador Martim Sousa Tavares.
O novo ano começa com música e o Encontro de Janeiras, que reúne quatro grupos corais do Concelho numa celebração das tradições populares. O espetáculo acontece na noite de 9 de janeiro. Já no dia 31, Martim Sousa Tavares combina o formato stand-up e a música para orientar uma viagem pelo mundo das artes em “Ponto de Fuga”, que conta com a participação musical de João Barradas.
Manuela Azevedo, vocalista da banda Clã, é a convidada do JAZZ’ART com…, o concerto anual de Jazz da Jobra Educação. Na noite de 1 de fevereiro, a experiência e irreverência da artista portuense vai ser acompanhada pelos jovens talentos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Art’J. Para assinalar o Dia do Município, a 21 de fevereiro, o Cineteatro Alba recebe o mais recente espetáculo dos Mimo´s Dixie Band – “Pa Pa Paaam, Pam Pam Paam! 15 Quê?” – que celebra os 15 anos deste grupo inspirado no Jazz Dixieland.
Em março, o palco da Sala Principal recebe o já tradicional Concerto de Família da Orquestra das Beiras, sob o título “Animália” (dia 7) e, a 21, Carminho promete um concerto inovador, onde a música experimental irá conviver com o lado mais emocional do Fado. Na noite de 22 de março, a Banda Velha União Sanjoanense convida Rubén Simeó, um dos maiores trompetistas da atualidade, para uma experiência musical repleta de emoção.
Em 2026, regressa o ciclo Bandas em Concerto com a Banda Recreativa União Pinheirense a apresentar um tributo ao Maestro Adriano Sabença a 25 de janeiro, e a Banda Sinfónica da ARMAB, num espetáculo musicalmente ousado e criativo na noite de 8 de março.
O ciclo ÀS QUINTAS, no Espaço Café-Concerto, também tem propostas variadas no primeiro trimestre: Quarteto de Bolso – Canções à Moda da Casa (22 de janeiro); Óscar Marcelino da Graça – Velox Pondera (19 de fevereiro); Noite de Fados com Francisco Moreira e Joana Torres (5 de março); e Flôr da Pele – Concerto Balfolk com danças tradicionais do Mundo.
No Teatro, o destaque do trimestre é “A Mais Velha Profissão”, a 28 de fevereiro. Com encenação de Hélder Gamboa, a peça acompanha as peripécias de cinco mulheres maduras, cuja profissão é a mais velha do mundo. Partilham o palco Helena Isabel, Júlia Pinheiro, Paula Guedes, Paula Mora, Valerie Braddell e Heitor Lourenço.
Ainda no Teatro, o público pode contar com dois espetáculos levados à cena por jovens talentos locais. A 7 de fevereiro, a Art´J apresenta “As Bodas de Figaro”, de Pierre Beaumarchais, no âmbito do seu Espetáculo Anual de Teatro, e a 26 de março, a peça “Olívia”, com texto de Mariana Jones, vai subir ao palco integrada no projeto nacional PANOS – Palcos Novos Palavras Novas.
Os bilhetes para os espetáculos do primeiro trimestre estarão à venda a partir de 6 de janeiro.
Consulte a programação do Cineteatro Alba, bem como outros eventos, na Agenda Municipal N.º 37, disponível aqui.