-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Orçamento de 61 Milhões para 2026
Orçamento de 61 Milhões para 2026
área de conteúdos (não partilhada)A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) aprovou, no passado dia 15 de dezembro, em Assembleia Intermunicipal, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2026, reafirmando a estratégia de cooperação intermunicipal e de desenvolvimento integrado dos 11 Municípios associados.
Com um total de 61.153.518€, o Orçamento de 2026, apresenta um aumento de 7,37% face ao ano transato. Este aumento resulta essencialmente do arranque das obras Dique do Baixo Vouga Lagunar, bem como da evolução das obras da Ponte-Açude e da Margem Esquerda do Rio Vouga.
A Autoridade Regional de Transportes com um incremento de 2,7 milhões, o projeto Territórios Inteligentes cuja execução transita na totalidade para 2026 (aumento de 1.961.400€), bem como novos projetos, contribuem igualmente para o acréscimo do valor global do orçamento.
O Orçamento para 2026 inclui ainda investimentos estruturantes nas áreas da proteção civil, educação, ação social e ordenamento do território, bem como o avanço da obra da nova sede da CIRA, reforçando a capacidade de intervenção da Comunidade Intermunicipal.
Incremento também na operacionalização do Património da Humanidade “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro”, assim como da Grande Rota da Ria de Aveiro, que assumem um papel central enquanto eixo estratégico transversal, integrando outras ações e projetos de valorização ambiental, proteção dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável do território.
Sublinha o Presidente do Conselho Intermunicipal, Jorge Almeida: “Os desafios futuros são exigentes, mas a Região de Aveiro parte de um ponto sólido, uma estratégia clara, uma forte capacidade de cooperação e uma visão moderna do desenvolvimento territorial. Com estas bases, a CIRA continuará a afirmar o seu papel no panorama nacional, reforçando a competitividade, a atratividade e a sustentabilidade de todo o território. Por tudo isto, por todos os projetos em curso e planeados, mais do que um documento financeiro e de definição de intenções, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026 refletem um compromisso com o futuro da região e com a qualidade de vida das nossas populações”.
ELEIÇÕES DA MESA E DO SECRETARIADO EXECUTIVO
Nesta primeira reunião, além da posse aos 46 membros representando as 11 Assembleias Municipais, foi eleita a nova Mesa da Assembleia Intermunicipal, composta por Santos Sousa (Murtosa), reconduzido na presidência, agora acompanhado por António Loureiro (Albergaria-a-Velha) e Graça Silva (Ovar).
Também foi eleito o Secretariado Executivo Intermunicipal, reelegendo José Eduardo de Matos para um novo mandato, agora acompanhado por Guilherme Carlos, cuja posse decorre dia 22, pelas 16h.