-
Início
-
Municípios
- Albergaria-a-Velha reforça combate aos incêndios rurais com nova rede concelhia de tanques de abastecimento
Albergaria-a-Velha reforça combate aos incêndios rurais com nova rede concelhia de tanques de abastecimento
área de conteúdos (não partilhada)O Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, esteve hoje em Ribeira de Fráguas para acompanhar a instalação de um tanque de apoio ao combate a incêndios rurais. Este equipamento faz parte de uma nova rede concelhia de sete tanques, distribuída por todas as freguesias do concelho, em zonas consideradas estratégicas para a proteção das populações e do território.
A lógica desta intervenção é simples: aproximar a água dos locais onde ela pode ser necessária. Com estes tanques, os meios de combate passam a dispor de pontos de abastecimento mais próximos das zonas de risco, reduzindo tempos de deslocação e aumentando a capacidade de resposta em caso de incêndio rural.
Carlos Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, recordou que os grandes incêndios de 2024 deixaram bem evidente a importância de ter soluções alternativas de abastecimento. Em alguns momentos, a rede pública ficou sob forte pressão, o que tornou urgente criar novos pontos de apoio para os Bombeiros e restantes agentes de proteção civil.
“Esta rede nasce dessa experiência concreta. Aprendemos com aquilo que aconteceu e estamos a preparar melhor o concelho para responder a situações futuras”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal.
A instalação dos tanques integra uma estratégia mais ampla de proteção do território, que inclui intervenções na rede viária florestal, gestão de combustível, recuperação de áreas florestais e proteção das linhas de água. Carlos Coelho destacou ainda o projeto municipal de limpeza dos terrenos numa faixa de 10 metros a partir das áreas de gestão de combustível, com remoção de material lenhoso e mobilização dos solos, criando melhores condições para travar a progressão do fogo.
Rui Ladeira elogiou o trabalho desenvolvido em Albergaria-a-Velha, considerando o concelho um exemplo nacional no domínio da proteção e valorização da floresta. O Secretário de Estado das Florestas defendeu que é necessário fazer “mais e melhor” para proteger a floresta e o mundo rural, lembrando que, a nível nacional, já foram desobstruídos cerca de 17 mil quilómetros de caminhos e removidos perto de seis mil hectares de madeira em redor das aldeias.
“Temos de ter criação de riqueza e não abandono”, afirmou Rui Ladeira, salientando que as medidas desenvolvidas em Albergaria-a-Velha vão ao encontro da estratégia nacional de criar valor e reforçar a resiliência do território florestal.
Durante a manhã, foi realizada uma demonstração operacional do funcionamento dos tanques e da forma como estes equipamentos podem apoiar as operações de combate, através da captação e abastecimento junto de linhas de água.
Com esta nova rede, o Município de Albergaria-a-Velha reforça a proteção das populações, dos animais, dos bens e do património natural, dando mais condições aos agentes de proteção civil e preparando o concelho para responder de forma mais eficaz aos incêndios rurais.