-
Início
-
Municípios
- Ponto de situação da Linha de Alta Velocidade foi discutida em Reunião de Câmara
Ponto de situação da Linha de Alta Velocidade foi discutida em Reunião de Câmara
área de conteúdos (não partilhada)A anteceder a Sessão Pública de Esclarecimento sobre a Linha de Alta Velocidade, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Coelho, fez um esclarecimento prévio sobre o projeto na Reunião de Câmara de 18 de junho.
O autarca reiterou que “o Executivo Municipal tem promovido todos os seus esforços no sentido de diminuir os impactos e garantir o interesse público”. Após várias reuniões, o envio de contributos e a exposição técnica fundamentada com diversas propostas de alteração, verifica-se que a proposta reformulada já integra algumas das preocupações do Município.
“Neste momento há uma versão totalmente diferente da versão inicial, e que diminui os impactos negativos”, afirmou Carlos Coelho, sendo que a alteração dos ramos de acesso à A25, na ligação com a Zona Industrial, bem como o restabelecimento da EN1-12 em Soutelo são prioridades para a Câmara Municipal.
Na área de Ação Social, foram aprovadas duas candidaturas ao Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social apresentadas pela Fundação Helena Albuquerque Quadros, que solicitou apoio para a remodelação e adaptação do seu edifício, e pelo Centro Social e Paroquial S. Vicente da Branca, que requereu apoio financeiro para a ampliação de certas zonas do edifício e para a compra de diversas materiais/equipamentos para as respostas sociais disponibilizadas.
Na Reunião de Câmara foram também aprovados os valores dos subsídios anuais a atribuir às associações/ coletividades do Concelho. A Câmara Municipal vai atribuir um total de 294 400 euros a ranchos e grupos de folclore, associações/coletividades de âmbito cultural e recreativo (bandas, escuteiros e columbofilia) e clubes/ associações desportivas federadas.
Salienta-se ainda a aprovação das normas de participação do Concurso de Fotografia “Olhares Literários”, promovido pela Biblioteca Municipal, que visa incentivar o registo fotográfico de paisagens naturais ou humanas, estabelecendo depois uma relação entre a imagem e a literatura.