-
Início
-
Municípios
- Clube de Leituras Marítimas marca “Tanto Mar!” de janeiro
Clube de Leituras Marítimas marca “Tanto Mar!” de janeiro
área de conteúdos (não partilhada)O Museu Marítimo de Ílhavo volta a promover o programa mensal “Tanto Mar!”, que conta com uma novidade na programação de 2026: o Clube de Leituras Marítimas “Livros a Bordo”, dinamizado, todos os meses, por Abel Coentrão. Além do clube de leitura, o “Tanto Mar!” de janeiro, nos dias 30 e 31, inclui a inauguração de uma exposição, uma oficina para famílias e uma Conversa de Mar.
Na sessão de estreia do Clube de Leitura “Livros a Bordo”, Abel Coentrão (jornalista e escritor) destaca o livro “A Eloquência da Sardinha”, de Bill François, neste espaço de partilha de conhecimento e de reencontro com a maritimidade, num ambiente acolhedor e informal, em que se cultivará o prazer do encontro, da leitura em voz alta e da escuta ativa. A sessão está agendada para dia 31 de janeiro, sábado, entre as 14:00 e as 17:00, no Museu Marítimo de Ílhavo.
No mesmo dia, pelas 15:00, decorrerá uma oficina para famílias – “Oceano: Aprender para conhecer”, dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos. Nesta atividade, as famílias são desafiadas a lançar um dado para aprender sobre as ameaças que o oceano enfrenta atualmente e conhecer as soluções que podem ajudar a proteger este ecossistema.
Às 16:00, segue-se uma “Conversa de Mar” sobre o tema “Comportamento de Peixes e Tráfego Marinho”, com a participação da Clara Amorim, professora na Universidade de Lisboa, co-coordenadora do “Fish Bioacoustics Lab” e membro do MARE – Centro de Ciências do Mar, que tem vindo a desenvolver investigação nas áreas do comportamento animal e da bioacústica, com especial enfâse no meio marinho.
No dia anterior, 30 de janeiro, sexta-feira, pelas 18:00, será inaugurada a exposição “Senhora do Pranto: Gentes de Fé e de Memória de Ílhavo”, dos fotógrafos Pedro Esteves e João Parracho, no Centro de Religiosidade Marítima. Esta mostra fotográfica resulta do olhar dos dois fotógrafos, enraizados em Ílhavo, que registaram uma celebração profundamente identitária, preservando gestos, rituais e emoções.
Para mais informações ou inscrições, os interessados podem contactar através do e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt ou pelo contacto telefónico do Museu Marítimo de Ílhavo, 234 329 990.