-
Início
-
Municípios
- NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO MONSENHOR JOÃO ANTÃO
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO MONSENHOR JOÃO ANTÃO
área de conteúdos (não partilhada)O Município da Murtosa manifesta o seu mais profundo e sentido pesar pelo falecimento do Monsenhor João da Silva Antão, ocorrido no dia 15 de janeiro de 2026.
O Município da Murtosa manifesta o seu mais profundo e sentido pesar pelo falecimento do Monsenhor João da Silva Antão, ocorrido no dia 15 de janeiro de 2026.
Nascido a 10 de março de 1933, no lugar de Campinos, freguesia de Salreu, concelho de Estarreja, Monsenhor João Antão dedicou a sua vida ao sacerdócio e ao serviço das comunidades, com especial relevo para a comunidade portuguesa emigrante nos Estados Unidos da América, no estado de New Jersey, primeiro como vigário paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Newark e, depois, como grande impulsionador da criação de uma nova paróquia de expressão na comunidade portuguesa na cidade de Elizabeth, onde exerceu o múnus sacerdotal.
No dia 5 de outubro de 1985, no contexto do seu jubileu sacerdotal, foi-lhe concedida a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo General António Ramalho Eanes, Presidente da República Portuguesa.
A cidade de Elizabeth, através do seu Conselho de Educação, a 17 de novembro de 2005, atribuiu o seu nome a uma escola, reconhecendo-o como um dos líderes comunitários mais ativos da cidade.
Em 2010 regressou a Portugal, fixando residência na sua terra natal, em Salreu, apoiando o clero da Diocese de Aveiro, particularmente dos arciprestados de Estarreja e Murtosa, enquanto a saúde permitiu, e sendo benemérito de várias associações e instituições culturais e humanitárias.
Ao longo de uma vida inteiramente dedicada à missão pastoral, distinguiu-se pelo acompanhamento próximo das comunidades emigrantes, pela defesa dos valores humanos, sociais e religiosos e pelo seu permanente compromisso com causas sociais e humanitárias, deixando uma marca profunda e duradoura na comunidade portuguesa e, em particular, na comunidade murtoseira naquela região.
Neste momento de consternação e luto, o Município da Murtosa endereça à família, amigos e à comunidade que serviu as mais sentidas condolências, prestando homenagem à memória de um sacerdote cuja vida foi exemplo de dedicação, serviço e solidariedade.