-
Início
-
Municípios
- REALIZADORA ANA ROCHA DE SOUSA É A CONVIDADA DO PRÓXIMO ENCONTRO COM O AUTOR
REALIZADORA ANA ROCHA DE SOUSA É A CONVIDADA DO PRÓXIMO ENCONTRO COM O AUTOR
área de conteúdos (não partilhada)O auditório da Oficina de Artes, em Pardelhas, recebe, no próximo dia 21 de fevereiro, pelas 16H00, mais um “Encontro com o Autor” que trará até à Murtosa a conhecida e premiada realizadora Ana Rocha de Sousa. A conversa será apresentada por António Costa Valente, Diretor do Cine Clube de Avanca.
O auditório da Oficina de Artes, em Pardelhas, recebe, no próximo dia 21 de fevereiro, pelas 16H00, mais um “Encontro com o Autor” que trará até à Murtosa a conhecida e premiada realizadora Ana Rocha de Sousa. A conversa será apresentada por António Costa Valente, Diretor do Cine Clube de Avanca.
Ana Rocha de Sousa é realizadora portuguesa, nascida em Lisboa, licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e mestre em Realização pela London Film School.
Iniciou a sua carreira muito jovem como atriz, passando progressivamente para trás das câmaras. A sua primeira longa-metragem, LISTEN, estreou no 77.º Festival Internacional de Veneza, onde venceu o Leão do Futuro, tendo arrecadado vários prémios oficiais e paralelos. O filme conquistou mais de 30 prémios a nível nacional e internacional.
Com um percurso marcadamente multidisciplinar, que cruza cinema, artes visuais, fotografia, cenografia, pintura, desenho e escrita, Ana Rocha de Sousa terminou recentemente a sua segunda longa-metragem de ficção, ASAS, filmada entre a Murtosa e a Ucrânia, uma co-produção Portugal/Ucrânia com estreia prevista para 2026. Uma história de integração e acolhimento de mulheres ucranianas que encontram refúgio em Portugal.
Durante o encontro, a realizadora irá apresentar e comentar alguns excertos do filme ASAS, incluindo cenas filmadas na Murtosa, proporcionando um olhar próximo sobre o processo criativo e a ligação do filme ao território.
Encontra-se ainda a finalizar o documentário NESTE QUARTO, CARMINHO, realizado em colaboração com a fadista Carminho, onde música, emoção e poesia se cruzam entre Portugal e o Japão.
Uma oportunidade única para conhecer de perto o percurso e a obra de uma das vozes mais relevantes do cinema português contemporâneo.
A entrada é livre.