-
Início
-
Municípios
-
Águeda
- Câmara de Águeda dedica mês ao Ambiente
Câmara de Águeda dedica mês ao Ambiente
área de conteúdos (não partilhada)
Estão previstos workshops, ações de sensibilização, atividades nas escolas do concelho de Águeda e o ponto alto será a inauguração do Centro de Interpretação do Rio
A Câmara Municipal de Águeda promove, entre 22 de maio e 6 de junho, um conjunto alargado de atividades que têm como tema central o Ambiente e a sustentabilidade, que visam sensibilizar a população para as problemáticas relacionadas com o meio ambiente. Sob o mote “combater a poluição por plásticos”, a programação inclui workshops, ações de sensibilização, atividades nas escolas do concelho e culmina com a inauguração do novo Centro de Interpretação do Rio.
“O nosso território é rico em biodiversidade, paisagens naturais e recursos que merecem ser protegidos”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que as atividades que vão ser desenvolvidas durante este mês temático, reafirmam “o nosso compromisso com a sustentabilidade, a preservação da natureza e a construção de um futuro mais verde para todos”.
Convidando a população a ser parte ativa nesta missão, Edson Santos defende que “cuidar do ambiente é cuidar da saúde, da economia local, da qualidade de vida e das gerações futuras”.
Destinada a adultos e crianças de todas as idades, a programação preparada pelo Município de Águeda assinala os vários dias temáticos relacionados com o ambiente, como o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), Dia Mundial da Energia (29 de maio), Dia Mundial da Criança (1 de junho), Dia Mundial da Bicicleta (3 de junho) e Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).
Estão previstas ações de sensibilização ambiental, associando caminhadas e recolha de resíduos ao longo dos percursos (dias 26 a 30 de maio), em parceria com o Centro Municipal de Marcha e Corrida, em todas as freguesias do concelho.
O “EcoLoop360º – Uma viagem pela sustentabilidade”, dinamizado pela ESTGA/UA, no dia 22 de maio, na EB Fernando Caldeira; e a receção da rota pelo clima, no dia 27 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal são duas outras propostas para alertar para a problemática das alterações climáticas.
No âmbito da estratégia municipal de prevenção e segurança rodoviárias e de promoção da mobilidade suave, está ainda programada uma ação de sensibilização com a pintura de passadeiras. A ação, designada de “Pinta a Tua Passadeira” e que dá continuidade a um projeto iniciado em 2023 e que já permitiu pintar 24 passadeiras junto de outros estabelecimentos de ensino do concelho, será realizada junto à Escola Básica de Macinhata do Vouga.
Estão também agendadas duas visitas à Pateira de Fermentelos: uma no dia 27 de maio, pelo Jardim de Infância de Castanheira; e outra no dia 29 de maio, que promove uma descoberta da biodiversidade, pela EB Fernando Caldeira.
A eficiência energética motiva também um workshop para escolas, no Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab, no dia 29 de maio.
Dia da Criança com atividades na rua
De realçar o Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, que será assinalado com várias ações durante todo o dia (10 às 17 horas, na Avenida Dr. Eugénio Ribeiro), trazendo para a rua diversas atividades desde gincanas de bicicletas, jogos tradicionais, ateliers ambientais, entre outros.
Destaque ainda para a presença do Creativity Bus – Fundação La Caixa, que vai estar “estacionado” na Praça 1.º de Maio, de 3 a 5 de junho, sendo que das 9h30 às 16 horas, será para grupos escolares (sujeito a agendamento, através do e-mail dv-as@cm-agueda.pt) e das 16 às 19 horas, de participação livre.
Neste mês dedicado ao ambiente e à sustentabilidade destaque ainda para o arranque da 4.ª edição do projeto “Escolas com Pedal”, que integra o programa municipal “Pedal in Águeda”. A ação arrancará no dia 3 de junho, Dia Mundial da Bicicleta, e será desenvolvida em todas as escolas do concelho.
No Parque Municipal de Alta Vila, dia 5 de junho e a propósito do Dia Mundial do Ambiente, está agendada a 3.ª edição do Roteiro pela Sustentabilidade e a inauguração de uma obra de arte urbana - da Rã-ibérica (construída a partir de plásticos recolhidos pelas escolas de Águeda), bem como da exposição sobre economia circular - com trabalhos elaborados pelas eco-escolas do concelho.
A terminar o Mês do Ambiente será feita a inauguração do Centro de Interpretação do Rio, localizado no antigo edifício do Centro de Canoagem, no dia 6 de junho. Após as obras de adaptação e reabilitação, o edifício abre ao público e neste dia especial está prevista uma visita interpretativa, atividades náuticas e muitas surpresas.
Refira-se que o grande objetivo deste espaço é difundir o rio, explorando tanto o património natural, a biodiversidade, os ecossistemas e os habitats presentes, como a riqueza cultural que lhe está associada, nomeadamente as tradições, os ofícios, engenhos, instrumentos e dinâmicas que se desenvolviam na bacia do Rio Águeda (e algumas que ainda ocorrem).
Programa completo aqui.
Para mais informações e inscrições contactar a Divisão de Sustentabilidade, Turismo e Ação Climática, através do 234 180 197 ou e-mail dv-as@cm-agueda.pt.