-
Início
-
Municípios
-
Ílhavo
- Município de Ílhavo prepara mais 100 dias de festa
Município de Ílhavo prepara mais 100 dias de festa
área de conteúdos (não partilhada)
O Município de Ílhavo apresentou hoje o programa “Ílhavo Convida”, que integra vários eventos nos meses de junho, julho agosto e setembro, em vários pontos do Município, representando um investimento total de 860.650 euros da autarquia.
Ao todo, são mais de 100 dias de festa para proporcionar maiores vivências em comunidade, estimular a economia local, apoiar o associativismo e impulsionar o turismo aliado ao património, cultura e gastronomia, justificou o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, na apresentação pública do programa conduzida pela Vereadora da Cultura, Mariana Ramos, esta manhã, no Museu Marítimo de Ílhavo.
A comemoração do Dia Mundial da Criança abre este ciclo de eventos, com várias sessões do Super Circo, entre 30 de maio e 1 de junho, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. Esta iniciativa representa um investimento de 21.500 euros.
O Festival Rádio Faneca (um investimento de 110.000 euros) está de regresso ao Centro Histórico de Ílhavo, entre os dias 6 e 8 de junho, com concertos, projetos desenvolvidos com a comunidade, jogos e oficinas para os mais novos, teatro e circo contemporâneo nos becos e uma rádio que emite em FM, online e ao vivo. No cartaz musical deste ano estão David Bruno, Beatriz Pessoa, António Bandeiras dj set, a 6 de junho, e Jorge Palma, Benjamim e Beija-Beija Soundsystem, a 7 de junho. No Palco Rádio, que regressa este ano ao Jardim Henriqueta Maia, há concertos de Lisa Sereno, Valter Lobo e Tomás Wallenstein.
O programa “Maiores sobre Rodas” (investimento de 34.250 euros), dirigido a um universo de 850 seniores, será composto por visitas culturais e o espetáculo “Em Casa da Amália”. Montalegre e Pedras Salvadas, a 24 de junho; Caldas da Rainha com almoço convívio e animação musical, a 26 de junho; e o espetáculo “Em Casa da Amália”, com lanche de convívio, a 25 de junho – são as propostas exclusivas a maiores de 65 anos e residentes no Município de Ílhavo. Haverá ainda um passeio ao Luso e à Pateira de Óis da Ribeira, destinado exclusivamente aos utentes das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas do Município, no dia 27 de junho. As inscrições decorrem de 19 a 23 de maio.
No final de junho, no dia 27, uma “sunset party” marca a reabertura da Piscina de Vale de Ílhavo para mais uma época balnear, que decorre até 21 de setembro.
O Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, promovido pela d’Orfeu Associação Cultural, em parceria com o 23 Milhas/Município de Ílhavo, traz Barbatuques, no dia 27 de junho, e Constantinople, no dia 28 de junho. Ambos os concertos realizam-se na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
Julho abre com a Festa da Vista Alegre, de 4 a 6 de julho.
O Festival Mareato (investimento de 83.500 euros), dedicado à juventude, divide-se, este ano, em dois fins de semana, sempre nas praias do município. O primeiro inclui o Concurso de Bandas de Garagem, a 3 de julho, a Corrida Popular da Costa Nova do Prado, no dia 5 de julho, e a Travessia da Ria a Nado e Aquatlo, a 6 de julho. No fim de semana seguinte, o programa do Mareato inclui DJ Overule, no dia 11; Insert Coin, a 12 de julho; ÁTOA, a 13 de julho. Todos os concertos realizam-se na Costa Nova do Prado. Já na Praia da Barra, realiza-se a Neon Run, a 12 de julho, e o Mare Challenge, nos dias 12 e 13 de julho.
O Festival Cabelos Brancos (investimento de 65.400 euros), dirigido não só aos mais velhos, mas também a todas as faixas etárias, realiza-se, este ano, mais cedo do que o habitual, nos dias 25 e 26 de julho, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo. Na primeira noite sobe ao palco Ágata; na noite seguinte é a vez de Kind of Magic – Tributo aos Queen.
Ainda em julho, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, inicia o Ciclo Cais Verão, com seis noites de concertos, no Cais Criativo da Costa Nova, a 4 e 8 de julho, 1 de agosto e 7, 14 e 21 de setembro.
Já em agosto, o Museu Marítimo de Ílhavo comemora o seu 88.º aniversário, de 8 a 10 de agosto, e, a 23 de agosto, promove mais uma edição da Festa dos Bacalhoeiros, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.
Os festivais gastronómicos voltam a marcar o verão no Município de Ílhavo, contando, para isso, com um investimento de 500.000,00 euros. O Festival da Sardinha, em parceria com a APARA (Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro), realiza-se de 10 a 13 de julho, no relvado da Costa Nova do Prado. No mesmo local, de 31 de julho a 3 de agosto, realiza-se o Festival do Marisco, em parceria com o Illiabum Clube.
O Festival do Bacalhau, o maior evento gastronómico do Município de Ílhavo, realiza-se de 13 a 17 de agosto, no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré. Além dos pratos de bacalhau, servidos por dez associações do Município de Ílhavo, o grande atrativo deste festival são os concertos do Palco Estibordo: Matias Damásio, no dia 13; Ana Moura, a 14; Mickael Carreira, a 15; Rui Veloso, a 16; e Luís Trigacheiro, a 17 de agosto.
O palco bombordo irá receber, numa das noites, a banda vencedora do Concurso “Bandas de Garagem”, cuja final está agendada para o próximo dia 3 de julho, às 21 horas, no Cais Criativo da Costa Nova.