-
Início
-
Municípios
-
Murtosa
- MUNICÍPIO DA MURTOSA FOI O SEGUNDO MUNICÍPIO DE PEQUENA DIMENSÃO COM MELHOR DESEMPENHO FINANCEIRO EM 2024 A NÍVEL NACIONAL
MUNICÍPIO DA MURTOSA FOI O SEGUNDO MUNICÍPIO DE PEQUENA DIMENSÃO COM MELHOR DESEMPENHO FINANCEIRO EM 2024 A NÍVEL NACIONAL
área de conteúdos (não partilhada)De acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, elaborado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (CICF/IPCA) com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas, o Município da Murtosa apresentou, em 2024, o segundo melhor desempenho financeiro a nível nacional, no ranking dos municípios de pequena dimensão, logo após o município de Óbidos, que se classificou em primeiro lugar.
De acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, elaborado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (CICF/IPCA) com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas, o Município da Murtosa apresentou, em 2024, o segundo melhor desempenho financeiro a nível nacional, no ranking dos municípios de pequena dimensão, logo após o município de Óbidos, que se classificou em primeiro lugar.
Refira-se, ainda, que o Município da Murtosa se classificou no primeiro lugar do ranking do Distrito de Aveiro.
O estudo revelou que apenas 28% dos municípios, ou seja, 86 câmaras municipais, entre as 308 do país, conseguiram ultrapassar metade da pontuação máxima possível nos dez indicadores avaliados, que incluem liquidez, endividamento, prazos de pagamento, execução orçamental e impostos cobrados por habitante.
Nos municípios de grande dimensão, Sintra lidera o ranking nacional, com 1.695 pontos, seguida pela Maia (1.683) e pela Amadora (1.554). Entre os de média dimensão, Abrantes (1.554 pontos) ocupa o primeiro lugar, à frente de Tavira (1.504) e Castelo Branco (1.493). Nos de pequena dimensão, Óbidos é o mais eficiente, com 1.606 pontos, seguido da Murtosa (1.583) e de Santa Cruz das Flores, nos Açores (1.573).
Este posicionamento é reflexo do rigor colocado na gestão do Município da Murtosa, que consegue honrar os seus compromissos e, simultaneamente, ter um elevado grau de concretização de investimentos na valorização do território e incrementar o apoio às famílias e às instituições do Concelho.