-
Início
-
Municípios
-
Oliveira do Bairro
- Oliveira do Bairro distinguido como "Território da Longevidade"
Oliveira do Bairro distinguido como 'Território da Longevidade'
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi novamente distinguida com o galardão “Território da Longevidade”, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), em reconhecimento das políticas municipais dirigidas à população sénior.
A distinção, referente a 2024, resulta de uma metodologia desenvolvida pela CCDR Centro e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que identificou, entre os 100 municípios da região Centro, os 25 territórios que oferecem melhores condições para um envelhecimento ativo, seguro e saudável.
Segundo a CCDR Centro, estes municípios “promovem contextos económicos, sociais, culturais, de participação e de aprendizagem ao longo da vida que permitem uma vida plena e feliz em todas as etapas, especialmente para a população sénior”.
A autarquia esteve representada na cerimónia pública de apresentação dos resultados, realizada esta terça-feira, 25 de novembro, em Castro Daire, por Luís Rabaça, Vereador responsável pela Idade Maior e pela Ação Social.
Para o autarca, esta distinção “constitui o reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos últimos anos em Oliveira do Bairro, quer pelos vereadores que têm assumido o pelouro da Idade Maior nos dois últimos executivos, mas sobretudo pela competência e humanismo de uma equipa técnica de excelência, amplamente reconhecida por diversas entidades regionais e nacionais”.
Luís Rabaça destacou ainda que “projetos como o Chá Dançante, o Carnaval Sénior, o Idade Maior em Festa, o ProximIDADES ou o (In)Formar para Cuidar podem ter contribuído para este reconhecimento que muito nos honra”.
O vereador sublinhou igualmente o Campus da Idade Maior, projeto que a autarquia implementará brevemente e que se assume como “uma resposta inovadora, promotora de um envelhecimento ativo, saudável e feliz, apostando na saúde, na aprendizagem ao longo da vida, na estimulação cognitiva e física e na promoção de estilos de vida saudáveis”.
“Queremos proporcionar aos nossos seniores um sentimento renovado de importância, utilidade e propósito, aumentando o seu bem-estar e retardando a institucionalização”, acrescentou.
Esta é a segunda vez consecutiva que o Município de Oliveira do Bairro recebe o galardão “Território da Longevidade”, depois da primeira distinção em 2023.
Desde 2021, o Município de Oliveira do Bairro foi distinguido com vários galardões, como o de Excelência Autárquica no Envelhecimento, pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração – ISCIA, o Selo de Mérito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, a Bandeira de Mérito Social, atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social, a distinção "Autarquia Amiga das Pessoas com Demência", do projeto AGILidades, e o selo ‘Comunidades Pró-Envelhecimento”, da Ordem dos Psicólogos Portugueses.